5 fatores que contribuem para a infertilidade masculina

Médico explicando ao paciente os principais fatores que causam a infertilidade masculina

Você sabia que a infertilidade masculina é responsável por 30% dos casos mundiais deste problema? 

Por se tratar de um processo relativamente complexo, a fertilidade humana depende de uma série de questões e os mais variados fatores são capazes de fazer com que ela seja prejudicada.

Ao longo deste conteúdo você irá descobrir quais são os cinco principais problemas que podem gerar infertilidade masculina. Então continue a leitura e entenda mais sobre este problema que afeta diversos casais no mundo. 

Quais fatores contribuem para a infertilidade masculina?

A seguir, vamos citar alguns exemplos de fatores que contribuem para a infertilidade masculina. Conheça 5 deles.

Problemas relacionados à anatomia

Uma das principais situações que podem gerar uma infertilidade masculina é uma alteração em sua anatomia, que pode se dar por fatores congênitos (de nascença) ou ainda devido a alguma cirurgia.

Um dos exemplos de nascença mais comuns é a criptorquidia, que se trata da não-descida de um ou de ambos os testículos para a bolsa escrotal, gerando a infertilidade.

Neste caso, há uma cirurgia corretiva bastante simples e que pode ser feita ainda durante a infância, caso haja o diagnóstico do problema.

Uma outra coisa que tem relação com a anatomia do homem, mas que tem um dos tratamentos mais fáceis é a varicocele, que é o inchaço causado nas veias localizadas ao redor dos testículos.

Inflamações ou infecções nos testículos

Existem muitas inflamações ou infecções que podem gerar uma infertilidade masculina, dentre elas a caxumba, prostatite (infecção na próstata) e orquite (infecção no testículo).

Além disso, as doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia, podem fazer com que os homens passem a ter uma piora na qualidade dos espermatozoides.

Dificuldades no transporte dos espermatozoides

Em alguns casos pode acontecer do paciente ter uma correta produção de espermatozoides nos testículos, porém estes não conseguem chegar até o sêmen, gerando com isso a infertilidade.

E existem diversos motivos que podem ser considerados os responsáveis por essa dificuldade, como a ejaculação retrógrada, quando o sêmen é jogado para trás, para a bexiga ao invés de ter uma liberação por meio do pênis (uretra).

Além disso, pode ocorrer obstruções nos tubos posicionados entre os testículos e o pênis, de o homem nascer sem o canal deferente (para o transporte dos espermatozoides) ou de produzir anticorpos que atacam e causam a destruição dos espermas, etc.

Problemas hormonais ou produção baixa dos espermatozoides

Alguns problemas podem fazer com que a produção de espermatozóides seja prejudicada. Dentre eles está o mau funcionamento da tireóide, das glândulas supra renais e do hipotálamo.

Os desequilíbrios na produção de hormônios também podem fazer com que a contagem de espermatozóides, os níveis de testosterona e a ejaculação sofram alterações, causando dificuldades para se gerar descendentes.

Outros fatores que influenciam nesse sentido são:

• Ejaculação precoce;

• Sêmen de má qualidade;

• Baixa contagem de espermatozoides;

• Disfunção erétil.

Câncer e uso de medicamentos preventivos podem gerar infertilidade masculina e outras doenças

Existem alguns tipos de tumores que podem gerar infertilidade masculina, mas em diversos casos os medicamentos usados no tratamento da doença é que geram os maiores problemas.

Ou seja, as substâncias aplicadas durante a quimioterapia, a radiação da radioterapia ou as cirurgias corretivas são capazes de afetar consideravelmente a produção de espermatozoides.

Alguns outros tipos de medicamentos que costumam gerar problemas são:

• Antidepressivos tricíclicos;

• Medicamentos utilizados para o tratamento de artrite e pressão alta;

• Esteróides/anabolizantes.

No entanto, certos fatores como consumo de tabaco, idade avançada, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade ou peso em excesso, exposição à temperaturas elevadas ou à substâncias tóxicas, como os pesticidas, consumo de substâncias ilícitas, etc., também podem causar a infertilidade masculina.

O tratamento para infertilidade masculina pode incluir terapias e a administração de medicamentos. Vale destacar que, em alguns casos, a infertilidade pode ser revertida, recuperando a saúde reprodutiva do homem.

O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual, Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil e Andropausa! Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia.


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.