Tireóide Alterada

O que é Tireoide Alterada?

Em formato que lembra uma borboleta, a tireóide é uma glândula localizada anterior ao pescoço que produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), os quais são responsáveis por garantir equilíbrio ao organismo. Sua função é regular o funcionamento de todos os órgãos do corpo humano.

Quando seu funcionamento está desregulado, pode liberar ou mais ou menos hormônios que o necessário, causando o hipertireoidismo e o hipotireodismo, respectivamente. É importante estar atento aos níveis hormonais, pois a glândula é responsável pelo crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de atuar diretamente no ganho ou perda de peso, na manutenção da memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

Hipertireoidismo

Caracterizado pelo excesso da produção hormonal, o hipertireoidismo interfere na perda de peso repentino, nos batimentos cardíacos, suor em excesso e irritabilidade. A alteração na produção dos hormônios T3 e T4 pode ser causada por diversos motivos, como consumo de iodo em excesso, quadros de inflamações na tireoide e até mesmo a presença de tumores benignos na tireóide ou na hipófise, glândula localizada na base do cérebro e responsável pela função endócrina do corpo.

Hipotireoidismo

Caracterizado pela diminuição da produção hormonal, o hipertireoidismo interfere nos batimentos cardíacos, no ritmo do intestino e no humor. Uma de suas causas é a Tireoidite de Hashimoto, doença autoimune em que o organismo cria anticorpos para atacar as células da tireoide.

Sintomas da Tireoide Alterada

• Hipertireoidismo: Coração acelerado, palpitações e tremores, perda de peso repentina, problemas intestinais, agitação, cansaço extremo, problemas para dormir e calor em excesso.
  • Hipotireoidismo: Fadiga, depressão, sonolência, leve ganho de peso, perda de memória, pele seca, prisão de ventre, unhas fracas, queda de cabelo, pés e mãos gelados, sensação de frio excessivo, anemia, alteração na libido e colesterol alto.

Revisões clínicas e exames de rotina

Grandes alterações no peso, tanto para perda quanto ganho, cansaço, prisão de ventre e diminuição da memória geralmente são os primeiros sinais que levam alguém a investigar a tireoide.

Ao perceber algum dos sintomas citados, é recomendado procurar auxílio médico. Através da TSH e outros exames coletados através do sangue é possível confirmar se existe ou não alterações consideráveis para iniciar o tratamento apropriado.