Você provavelmente já deve ter ouvido falar muito sobre o hormônio testosterona, mas sabe de fato o que ele é, qual sua importância para a saúde masculina e o que fazer para que seus níveis aumentem?
Ao contrário do que muitos acreditam, suas funções vão além da manutenção da libido e da ereção, sendo também responsável por garantir um bom desenvolvimento cognitivo, muscular, ósseo, entre outros fatores.
Quer entender de fato o que é o hormônio testosterona, por que ele é tão importante e como fazer para regulá-lo quando estiver em baixo índice?
Então basta continuar lendo este artigo até o final para obter estas e outras informações em relação a esse assunto, sanando todas as suas dúvidas. Confira!
O hormônio testosterona nada mais é do que a principal substância produzida pelos homens e que, dentre outras funções, expressa as características masculinas desde seu desenvolvimento no útero, até a sua infância e puberdade.
Agora em relação à sua fase adulta, ela ajuda na manutenção da vida sexual e, como já mencionado, permite que haja um fortalecimento de ossos e músculos, melhora da tonalidade da pele, etc.
A produção de testosterona se dá em diferentes locais, sendo que nos homens acontece no testículo e nas mulheres – sim, elas também possuem esse hormônio, embora em menor quantidade, a produção se dá nos ovários.
Ele também pode ser fabricado em outras partes do corpo, tanto nos homens quanto nas mulheres, como por exemplo nas glândulas adrenais.
Assim como diversos outros componentes orgânicos, o hormônio testosterona possui grande importância para a saúde do homem. Na lista a seguir você confere algumas de suas principais funções:
• Desenvolvimento dos órgãos e estruturas reprodutivas do homem;
• Aumento na quantidade de pêlos corporais;
• Mudança na tonalidade da voz;
• Produção de espermatozóides;
• Aumento das fibras musculares e consequentemente um aumento da massa muscular;
• Controle dos lipídios;
• Desenvolvimento dos ossos;
• Desenvolvimento das células do sangue.
Conforme o homem vai passando por um amadurecimento físico, a tendência é que a quantidade de hormônio testosterona diminua, trazendo consigo diversos problemas que podem afetar verdadeiramente a qualidade de vida masculina.
Alguns desses problemas são a redução da massa muscular, aumento da quantidade de gordura no corpo, redução do apetite sexual e enfraquecimento dos ossos.
No entanto, depois de consultar um médico especialista e ter o diagnóstico correto, é possível fazer uma Terapia de Reposição de Testosterona, caso os índices de fato estejam abaixo do nível normal. Esse procedimento pode melhorar diversos sintomas, como os já mencionados, mas também proporcionar mais força e melhora do humor.
Porém, em alguns casos esse tipo de intervenção com hormônios não é recomendado, por isso é fundamental ter um acompanhamento com médico para que as melhores orientações sejam fornecidas.
O Dr. Elton Sanchotene possui ampla experiência nas áreas de Disfunção Sexual e Saúde Masculina, e atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Entre em contato para agendar uma consulta.
Caso você queira saber mais sobre o que a testosterona baixa em homens pode causar ou quando a reposição de testosterona é necessária, acesse nosso blog e acompanhe nossos artigos relacionados.