A abstinência sexual pode ser gerada por diversos fatores, mas, seja qual for sua motivação, é importante que os indivíduos conheçam seus impactos sobre o organismo.
Afinal, essa é uma escolha tomada de forma consciente por diversas pessoas, de modo que contar com informações precisas pode auxiliar na tomada de uma decisão melhor fundamentada.
Conhecer os benefícios da prática sexual, por exemplo, pode contribuir com uma avaliação mais precisa por parte de cada indivíduo.
Para saber mais sobre os impactos da abstinência sexual, continue a leitura!
A abstinência sexual consiste na ausência de relações sexuais no dia a dia de um indivíduo, o que pode consistir em uma escolha consciente.
Essa decisão pode ser motivada por diversos fatores, como é o caso da religião, que leva muitas pessoas a escolherem abdicar dessa atividade antes do matrimônio.
Há outros casos em que a abstinência sexual é adotada apenas temporariamente, como parte da preparação para determinados exames, por exemplo.
No entanto, há quem escolha essa prática como um estilo de vida, por valores individuais que levam a pessoa a crer que essa seja a melhor alternativa.
Embora o assunto possa ser bastante estigmatizado em diversos ambientes, ter relações sexuais de forma regular pode ser um hábito importante para manter a saúde de homens e mulheres.
Os benefícios dessa prática incluem a melhoria da qualidade do sono, por exemplo, contribuindo para um corpo descansado e até mais ativo.
Além disso, por se tratar de uma atividade que envolve o gasto de energia, também proporciona outras vantagens, como a queima de calorias e o fortalecimento do sistema cardiovascular.
Também não podemos esquecer que o prazer sexual é de grande importância para o bem-estar de um indivíduo, trazendo mais qualidade de vida para o seu dia a dia.
Assim, embora a ausência dessa prática não prejudique a saúde do organismo, a abstinência sexual priva o corpo dos benefícios proporcionados pela atividade.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a abstinência sexual só corresponderá a um problema para as pessoas que sentem desejo sexual, mas não o concretizam.
Caso não exista essa vontade por parte do indivíduo, a ausência de relações sexuais não trará prejuízos.
Quando há a intenção de mudar esse quadro e aumentar a libido, por outro lado, é possível investir em alimentos que aumentam o desejo sexual, por exemplo.
No caso de pessoas que têm uma libido alta, mas são condicionadas à abstinência de práticas sexuais por motivos particulares, podem ocorrer alguns problemas, principalmente aqueles ligados à saúde mental.
A privação pode gerar grande frustração e desânimo no dia a dia do indivíduo, além de dificultar o controle sobre o próprio desejo sexual, uma vez que não atender a essa vontade pode fazê-la aumentar cada vez mais.
O mau-humor, o estresse e a ansiedade são elementos comuns na rotina de pessoas que passam por essa experiência, ocorrendo uma queda considerável de sua qualidade de vida.
Nesse sentido, caso a prática venha a se tornar necessária, um acompanhamento psicológico pode desempenhar um papel de grande importância.
Para melhorar sua vida sexual, alcançar mais bem-estar e qualidade de vida no seu dia a dia, conte com a nossa Clínica de Andrologia!
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo e é especialista nos tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual e Saúde Masculina.
Entre em contato e agende sua consulta!