Afinal, o que é Andropausa? Compreenda o DAEM

medico e paciente

Você sabe o que é a Andropausa? A condição, que atinge exclusivamente pessoas do sexo masculino, possui maior incidência em indivíduos a partir dos 50 anos, no entanto, também pode se manifestar em jovens adultos.

O artigo de hoje explicará o que é a Andropausa, suas características, sintomas e formas de tratamento.

Continue a leitura!  

Entenda o que é Andropausa, doença que atinge parcela significativa da população masculina

Toda mulher entre os 45 e 55 anos de idade sofre uma grande mudança em sua vida, a menopausa. O processo, que ocorre quando as concentrações dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona no corpo caem drasticamente, é reconhecido por grande parte da população e muitos pensam que são apenas às mulheres que sofrem com alterações ao longo da vida.

No entanto, os homens também possuem questões próprias em relação aos hormônios sexuais. A Disfunção Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), também conhecida pelo termo Andropausa, se caracteriza por alterações fisiológicas, ocasionadas pela diminuição da concentração de androgênios (hormônios sexuais, como a testosterona) em homens, afetando diversas funções do organismo masculino.

No entanto, diferente da Menopausa que acomete todas as mulheres, a Andropausa não atinge todos os indivíduos do sexo masculino. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Andropausa atinge entre 15 e 20% dos homens a partir dos 50 anos.

A Andropausa também pode manifestar-se em jovens adultos. Porém, a incidência da DAEM aumenta com a idade, atingindo em maior número homens a partir de 40 anos.

Andropausa: o que é a Terapia de Reposição

A Sociedade Brasileira de Urologia afirma que os sintomas mais comuns apresentados pela Andropausa ou DAEM (Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino), são:

  • Diminuição da libido;
  • Disfunção erétil;
  • Depressão;
  • Diminuição do tecido muscular;
  • Aumento do tecido adiposo total e redistribuição de gordura;
  • Diminuição da densidade mineral óssea;
  • Diminuição do volume testicular;
  • Ereções matinais menos frequentes e de menor intensidade;
  • Fadiga;
  • Anemia;
  • Síndrome metabólica.

Se o diagnóstico médico comprovar a doença, um dos métodos mais indicados para tratamento é a Terapia de Reposição de Testosterona. A Sociedade Brasileira de Urologia afirma que a Terapia de Reposição de Testosterona pode ser utilizada para prevenir e tratar aspectos da Andropausa, mostrando-se eficiente na restauração das concentrações de testosterona nos limites normais, recompondo a energia, o humor, funções sexuais, desenvolvimento da massa muscular e crescimento da massa óssea em homens diagnosticados com DAEM.

Como citado em nosso artigo que explica como funciona a Terapia de Reposição de Testosterona, existem diferentes formas para a realização da Terapia de Reposição de Testosterona. As modificações ocorrem em relação a aspectos como segurança, via de administração, dosagem e intervalo de uso.

A TRT Transdérmica (adesivos e géis) é uma das opções mais consideradas por médicos. Ela possui diversas semelhanças com a fisiologia humana e é um dos métodos mais seguros, sendo bem tolerada por grande parte dos pacientes.

Então, gostou do artigo? Deixe o seu comentário!

 


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.