Com a constante correria em que vivemos nos dias de hoje, apostar em alimentos para reduzir colesterol pode ser uma boa alternativa para conquistarmos uma vida mais saudável.
Afinal de contas, o excesso de gorduras, açúcares e uma rotina de sedentarismo costumam fazer com que problemas cardíacos surjam com o passar do tempo.
No decorrer deste post você irá encontrar algumas opções de alimentos para reduzir colesterol, assim como diferentes substâncias que também agem de maneira benéfica no organismo. Confira!
O colesterol é uma substância essencial para o funcionamento do nosso corpo, pois é responsável pela produção de hormônios sexuais, como testosterona e progesterona e também o cortisol.
Além disso, a vitamina D e os ácidos indispensáveis para a boa digestão de gorduras também provêm dessa substância, a qual está presente em nosso sangue e em todos os tecidos de nosso corpo.
Em geral, o organismo é o próprio responsável pela fabricação do colesterol, chamado de HDL e popularmente conhecido como colesterol “bom”. De forma geral, nosso organismo é capaz de produzir o suficiente dessa substância para que tudo funcione adequadamente.
Mas também existem alimentos que são capazes de fornecer HDL ao nosso organismo, como é o caso da sardinha, do abacate, azeite extravirgem e oleaginosas.
Porém, existem muitos alimentos que são responsáveis pela produção do colesterol ruim, chamado de LDL. O excesso de LDL (Lipoproteína de baixa densidade) pode fazer com que diversas doenças ou dificuldades surjam com o passar do tempo.
E uma das principais complicações é a aterosclerose, que ocorre quando diversas placas de gordura se formam pelas artérias, causando com isso um entupimento e endurecimento dos vasos sanguíneos.
Isso causa um grande prejuízo nas funções cardíacas, afinal, faz com que uma quantidade menor de nutrientes e oxigênio cheguem até o coração.
E diversas complicações, como infarto do miocárdio, angina, insuficiência cardíaca, morte súbita, derrames e AVC`s (acidente vascular cerebral) acontecem.
Os níveis de colesterol são medidos através do exame de sangue. Caso os níveis de colesterol LDL estejam altos, é melhor começar a repensar a sua alimentação! Existem diversos alimentos para reduzir colesterol e que podem gerar uma melhora significativa nestes níveis.
Um deles é a aveia, a qual é rica em fibras e pode ser consumida no café da manhã, pura ou combinada com banana ou morangos.
Além dela, os grãos integrais e cevada são ricos em fibras solúveis e podem agir com total eficiência para evitar doenças cardíacas.
O feijão, rico em fibra solúvel, é altamente indicado para quem quer perder peso, pois proporciona saciedade.
No mais, os peixes, quando ingeridos ao menos duas vezes na semana, podem fazer com que os níveis de colesterol ruim caiam.
Afinal, eles contêm ômega 3, uma substância fundamental para essa finalidade, além de serem um ótimo substituto para a carne vermelha, rica em gorduras saturadas;
Na lista a seguir, confira outros alimentos que podem ser incluídos na dieta, a fim de reduzir os níveis de colesterol ruim:
• Soja e seus derivados, como o leite e o tofu;
• Frutas cítricas ou então morangos, uvas ou maçãs;
• Azeite de oliva extravirgem;
• Berinjela;
• Nozes e castanhas.
Seguir uma dieta balanceada e consumir a quantidade certa de gordura ajuda a manter os níveis de HDL altos. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda que os níveis de HDL estejam acima de 60mg/dL em adultos. Dessa forma, é possível conseguir que as placas de gordura e entupimento das artérias sejam controlados, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Tudo isso, aliado à prática de exercícios físicos e à diminuição do consumo de tabaco, drogas e bebidas alcoólicas, pode gerar um estilo de vida com maior qualidade!
Fique atento à sua saúde e aos sinais que o seu corpo transmite, e não deixe de realizar um check up anualmente. A prevenção para qualquer doença ou problema de saúde é sempre o melhor caminho!O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual, Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil e Andropausa! Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia!