A busca por aumentar o desejo sexual pode acontecer em todas as fases da vida. Isso porque a libido, tanto masculina quanto feminina, pode ser afetada por diversos fatores, como mudanças de rotina, problemas familiares, oscilações na autoestima, estresse, sedentarismo, má alimentação, entre outros.
Já está mais do que comprovado que uma alimentação equilibrada, rica em fibras e minerais é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Na busca pelo desejo sexual, isso não seria diferente. Existem alimentos que ajudam a aumentar o desejo sexual de uma forma bastante natural, apenas pela sua constituição de nutrientes.
Portanto, os alimentos que auxiliam na liberação e na sensação de prazer, os que dão energia e contribuem para a geração natural de hormônios sexuais são os que mais vão ajudar. A seguir, conheça alguns destes alimentos.
É uma fonte rica de boas gorduras que auxiliam na disposição. Além disso, a vitamina B6 e o potássio ajudam na manutenção da saúde cardíaca, ajudando no fluxo sanguíneo e no desempenho sexual.
É uma erva que auxilia na disposição.
Auxilia tanto homens como mulheres, uma vez que pode ativar a libido das mulheres e contribuir para a circulação do sangue, que está diretamente relacionada a ereção e sua manutenção por períodos maiores.
Junto com outras oleaginosas como a castanha do pará, caju e nozes, o amendoim conta com uma alta concentração de vitamina E. Essa vitamina faz parte da síntese de hormônios sexuais, ajudando a aumentar o desejo sexual.
Um alimento que pode auxiliar os homens a produzir mais hormônios relacionados à sexualidade. Além disso, também conta com potássio e vitamina B, que garantem bons estoques de energia.
Além de impactar positivamente no desejo sexual, a canela auxilia na circulação sanguínea. Esse último fator é importante para a irrigação dos órgãos sexuais.
Além de liberar dopamina durante sua ingestão, o chocolate e o cacau em pó ajudam no aumento do fluxo sanguíneo e na vasodilatação.
As folhas verdes são ricas em elementos que contribuem para a saúde sanguínea e melhor circulação, como o cálcio, ferro e magnésio.
Poderoso para circulação sanguínea, principalmente nas regiões genitais, o que pode contribuir para o aumento do desejo sexual.
É outro alimento que está diretamente relacionado à síntese de hormônios sexuais. Logo, pode aumentar o apetite sexual.
Essa fruta auxilia na circulação, já que tem altas concentrações de potássio e vitamina C.
As ostras são importantes para a alimentação feminina e masculina. Isso porque é rica em zinco, que está na cadeia de produção de espermatozóides. Além disso, também auxilia na lubrificação feminina.
Peixes que contém altas concentrações de ômega 3 e ácidos graxos, como o atum, a sardinha e o salmão, são importantes alimentos para estimular o desejo sexual, pois geram a sensação de prazer no corpo. Os peixes também são fonte de vitamina B12, importantíssima para nosso corpo, além de contribuir para a circulação sanguínea.
A pimenta conta com substâncias que impactam no coração, aumentando seu ritmo e também a temperatura basal do corpo. Em outras palavras, esse alimento auxilia na circulação e irrigação sanguínea, contribuindo para ereções.
Agora que você já conhece os principais alimentos que podem ajudar a aumentar o desejo sexual, é possível escolher os preferidos e inseri-los na sua alimentação cotidiana.
Contudo, é importante reforçar que eles são tentativas de auxiliar no baixo desejo sexual e podem ser aliados a outras estratégias. Mas, caso o desempenho e desejo sexual continuem abaixo do esperado ou desejado, recomenda-se a avaliação de um médico andrologista.
O Dr. Elton Sanchotene é médico andrologista especialista em saúde masculina. Entre em contato e agende sua consulta.