Anabolizante causa impotência sexual? Entenda aqui

homem na academia

Anabolizante causa impotência sexual? Essa pergunta é muito mais comum do que se imagina, afinal, na busca do corpo perfeito, há quem opte por recorrer a métodos fáceis e rápidos – ainda que em detrimento da saúde.

O anabolizante pode causar impotência sexual – principalmente quando é usado por um período de tempo longo e em doses elevadas e inadequadas. Para piorar, as consequências nocivas podem variar conforme a individualidade de cada paciente.

Além disso, como os problemas tendem a aparecer depois da ingestão ter sido interrompida, o usuário não percebe as conseqüências catastróficas às quais ele está exposto.

Siga a leitura para conferir mais informações.

Impotência sexual causada por anabolizantes pode ser revertida?

Como vimos, o anabolizante pode causar impotência sexual, mas há tratamentos disponíveis para reverter o problema.

Se o bloqueio da hipófise não for definitivo, com o passar do tempo, a função sexual será restabelecida. Porém, se o bloqueio da hipófise for definitivo, o organismo não terá capacidade para reassumir a produção da testosterona de forma natural, por meio dos testículos.

E, para corrigir esse problema, será preciso contar com a ajuda de um médico especialista.

Como são hormônios derivados da testosterona, os anabolizantes e os esteróides androgênicos anabólicos realmente estimulam o crescimento da massa muscular de forma muito rápida.

Contudo, a presença do anabolizante no organismo impede que os hormônios hipofisários sejam produzidos. Como conseqüência, a produção não natural pelos testículos, o que gera as alterações das funções sexuais.

O homem pode sofrer com um estado chamado de hipogonadismo, também conhecido como falta de hormônio masculino. Quando ele entra nesse estado,isso indica que o seu desejo sexual diminuiu ou foi perdido – sem falar que a qualidade de sua ereção é impactada gerando o problema da disfunção erétil.

Anabolizante causa outros problemas de saúde?

O uso de anabolizantes de forma indiscriminada, comprado em academias e sem o acompanhamento de um profissional, pode acarretar em sérios danos ao organismo.

Além de alterar a função sexual, quem faz uso de anabolizante por um período longo tende a sofrer com a esterilidade e ginecomastia, que é o crescimento das mamas de forma exagerada. Isso sem falar em outras potenciais consequências, como lesões nos rins e fígado, depressão, distúrbios psiquiátricos como ansiedade, depressão e doenças cardíacas.

Por isso, o uso de anabolizantes só é recomendado se houver prescrição médica, diante de alguma necessidade individual do paciente.

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhar com seus conhecidos e disseminar a informação no WhatsApp e demais redes sociais!


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.