Anejaculação tem cura? Entenda o diagnóstico e o tratamento

Afinal, a anejaculação tem cura? O que é a doença, qual o seu diagnóstico e tratamento? Se você possui dúvidas em relação ao tema, fique tranquilo: no artigo de hoje vamos esclarecer todos os detalhes sobre o quadro.

Siga a leitura!

Anejaculação tem cura? Entenda as características da doença

O sêmen é um líquido corporal branco que é segregado pelas gônadas dos indivíduos do sexo masculino. Ele é liberado durante o processo da ejaculação e tem como principal objetivo levar o esperma ou os espermatozóides para a fecundação.

Já a anejaculação é um quadro que atinge homens que não conseguem ejacular o sêmen. Por mais que o seu organismo produza esperma e ele sinta prazer com o orgasmo, nenhum sêmen sai do pênis quando ocorre o momento de clímax.

De acordo com o Portal da Urologia, a falta de ejaculação pode ocorrer devido a anormalidades na produção ou estocagem do sêmen, ou a condições que afetam o processo de expulsão. Causas psicológicas são comuns, mas se um homem nunca ejaculou, deve-se suspeitar de uma causa orgânica. Anomalias congênitas, como ausência de vesículas seminais ou glândula prostática, podem ser responsáveis, apesar disto ser muito raro.

Os principais causadores da anejaculação costumam ser:

  • Diabetes;
  • Lesão na medula espinal;
  • Lesão pélvica;
  • Infecções de modo geral;
  • Determinados medicamentos, principalmente antidepressivos de uso prolongado;
  • Cirurgias pélvicas, como próstata ou bexiga;
  • Remoção de linfonodos (tratamento contra câncer testicular);
  • Doenças do sistema nervoso.

Para entender se a anejaculação tem cura, a consulta com um médico andrologista é fundamental. O profissional será responsável por desvendar a causa do quadro e diagnosticar o melhor tipo de tratamento.

Qual o tratamento para a anejaculação?

Tendo em vista que existem diferentes tipos de anejaculação, é fundamental que o médico andrologista realize exames para um diagnóstico correto do quadro. Em certos casos, por exemplo, somente a prescrição de determinados medicamentos poderá ser suficiente para a resolução da anejaculação. Já em outros, tratamentos mais complexos poderão ser requeridos.

Não existe uma fórmula concreta para o tratamento da anejaculação, visto que cada paciente possui um organismo que se comporta de maneira diferente. Por isso, nunca realize nenhum tipo de tratamento por conta própria e sempre recorra a orientação de um profissional da saúde especializado.

Meu parceiro sofre de anejaculação. Com posso ajudá-lo?

Diferente de outros tipos de doenças relacionadas a ejaculação e disfunção sexual, a anejaculação atinge uma faixa etária ampla, acometendo homens que encontram-se no início da vida sexual, assim como outros homens mais velhos que realizaram a cirurgia de retirada de próstata.

Se você percebeu que o seu parceiro sofre de anejaculação, tente manter com ele uma conversa honesta e demonstra-se aberta (o) para auxiliá-lo a lidar com a situação. Depois disso, incentive-o a procurar tratamento médico com um especialista em andrologia, para que o diagnóstico da disfunção possa ser obtido e a causa descoberta.

Então, gostou da leitura? Se você possui outras dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário abaixo!


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.