Campanha Novembro Azul: conscientização para a saúde masculina

Imagem de um homem negro de óculos, segurando uma fita azul para simbolizar a campanha Novembro Azul

Muito se fala sobre a campanha Novembro Azul, mas é grande a quantidade de pessoas que não sabem do que se trata e também qual a importância da campanha para a população masculina.

O principal objetivo da campanha é fazer com que os homens tenham mais consciência sobre boas práticas de saúde e que possam ter certos tabus quebrados, como é o caso dos exames preventivos contra o câncer de próstata.

E para que você possa entender melhor sobre o tema e sua relevância, continue a leitura deste conteúdo e aproveite para sanar todas as suas dúvidas sobre a campanha Novembro Azul!

O que é a campanha Novembro Azul?

O movimento teve início em 2003, na Austrália, por um grupo de amigos que deixaram seus bigodes crescerem durante todo o mês de novembro com o intuito de chamar a atenção da sociedade sobre a saúde masculina.

No Brasil, o movimento foi inicialmente desenvolvido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida que, há alguns anos, visa levar mais informações sobre a prevenção de diversas doenças que possam prejudicar a saúde masculina, como o câncer de próstata.

Durante todo o mês de novembro, muitas empresas realizam propagandas da campanha, entregando brindes, pintando suas fachadas, veículos, personalizando camisetas, etc. Tudo para que o tema ganhe destaque.

Qual a importância da campanha na prevenção do câncer de próstata?

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata está em segundo lugar no que se refere aos problemas de alto risco que acometem os homens no país, sendo responsável por 44 mortes por dia.

E, devido ao fato de o câncer de próstata ser uma doença que pode até mesmo levar ao óbito, criar bons hábitos e procurar métodos preventivos é fundamental para evitá-la.

Dentre eles está o acompanhamento médico feito com maior frequência, afinal, exames clínicos e avaliações podem fazer com que problemas sejam diagnosticados e tratados precocemente, reduzindo assim as chances de situações mais drásticas.

Quanto ao momento ideal de realizar os exames de próstata, para homens com casos comprovados na família, a idade mais indicada é a partir dos 45 anos e, para os demais, ele pode ser feito a partir dos 50 anos.

Vale ressaltar que dados apontam que o risco de um homem ter câncer de próstata diagnosticado ao longo da vida é de 16%. 

Além disso, adotar bons hábitos e um estilo de vida saudável, com o consumo de alimentos equilibrados, prática de exercícios físicos, controle do peso e o não uso de tabaco ou álcool pode também representar métodos preventivos.

Quais os sintomas do câncer de próstata? 

Um dos objetivos da campanha Novembro Azul é conscientizar as pessoas do sexo masculino em relação aos sintomas que podem levar ao surgimento do câncer de próstata.

Em estágios iniciais, a doença não gera sintomas perceptíveis para o paciente, fazendo com que se desenvolva de maneira silenciosa.

Assim, é necessário reforçar a importância do exame de próstata, um dos principais exames preventivos masculinos.

Quando chega a estágios mais avançados, a doença começa a gerar alguns indícios, como:

  • Micção frequente,
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido,
  • Sangue na urina ou no sêmen,
  • Dor no quadril, nas costas e coxas, 
  • Fraqueza ou dormência nos membros inferiores,
  • Disfunção erétil.

Cabe ressaltar que esses sintomas são comuns também a outras condições, de modo que sempre que forem observados devem ser relatados com urgência a um médico, para que o diagnóstico possa ser realizado.

Para isso, o médico poderá solicitar diferentes exames – como é o caso do PSA – e o exame de toque. Caso alguma anormalidade seja identificada, o médico poderá realizar a biópsia da próstata ou antes uma ressonância multiparamétrica da próstata.

A biópsia é realizada a partir da retirada de pequenos pedaços da próstata em diferentes locais para identificar se há alguma célula maligna. 

Caso isso seja confirmado, o médico avaliará o caso e identificará qual é a melhor abordagem para o tratamento, sendo os curativos a radioterapia e a cirurgia ( retirada total da próstata ) ou medidas paliativas em alguns casos ( imunoterapia, hormonioterapia ou quimioterapia)  

O método escolhido dependerá diretamente da seriedade do tumor, assim como do estado de saúde do paciente. 

Vale ressaltar que quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as taxas de sucesso do tratamento.

Se identificado precocemente o câncer de próstata tem índices de cura de 98%, o que reforça a importância de realizar todos os exames preventivos de forma periódica.

Saúde do homem após o câncer de próstata 

A campanha Novembro Azul é importante também para divulgar a informação de que há tratamento para o câncer de próstata e de que é possível viver bem após a recuperação do quadro.

No entanto, podem ocorrer sequelas com as quais o paciente terá que lidar em seu dia a dia. 

No caso dessa condição, a disfunção erétil é um dos pontos que mais preocupa aqueles que são acometidos pela doença.

Embora a impotência sexual possa ser um fator motivado pelo tratamento do câncer de próstata, o  seu risco é influenciado por uma série de características do paciente, como idade, tabagismo, obesidade, doenças vasculares e estágio no qual o câncer foi descoberto.

Assim, a adoção de hábitos mais saudáveis desde cedo pode favorecer o organismo masculino em uma série de cenários.

Além disso, procedimentos mais modernos como a cirurgia de próstata com robô, oferecem uma recuperação tranquila e com menos sequelas, pois permitem a preservação dos nervos responsáveis pela ereção bem como um alto índice de continência no pós-operatório.

De todo modo, a disfunção erétil é uma condição que pode ser tratada com o auxílio de um profissional, para que o paciente alcance mais qualidade de vida e bem-estar após a recuperação da doença.

Autocuidado masculino: saiba por que é tão importante

O autocuidado masculino é fundamental para estimular a saúde, o bem-estar e a longevidade.

Ou seja, buscar ajuda de especialistas e realizar os acompanhamentos e tratamentos médicos de maneira adequada pode proporcionar maior bem-estar e qualidade de vida.

E o autocuidado não é válido apenas para a prevenção do câncer de próstata, mas também para diversos outros problemas físicos e emocionais, como descrito pela campanha Novembro Azul.

Desta forma, para que se consiga de fato uma boa interação com todos que se ama e que fazem parte de seu convívio, é fundamental que se mantenha o autocuidado, o qual só trará benefícios.

Agora que você já sabe a importância de estar sempre atento à saúde e de um diagnóstico precoce, que tal tirar um tempinho para cuidar de você mesmo?

O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo e é especialista nos tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual e Saúde Masculina.
Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia.


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.