Apesar de não ser uma infecção tão comum em homens, a candidíase pode acometer tanto o sexo masculino quanto o feminino.
Por isso, a candidíase peniana pode ser motivo de dúvidas para quem não está familiarizado com este termo.
Para ajudar a entender essa infecção, suas causas, diagnóstico e tratamento, fizemos este artigo para tirar suas dúvidas sobre o tema.
Confira!
A candidíase peniana é caracterizada pelo aumento de fungos da espécie Candida albicans. Esse fungo é naturalmente presente na região genital, e seu crescimento pode estar relacionado ao sistema imunológico ou pela falta de higiene íntima.
Os principais sintomas são:
O diagnóstico pode ser feito em uma consulta com o médico, por isso o ideal é buscar um profissional ao aparecer qualquer um dos sintomas acima.
O tratamento para a candidíase peniana pode ser feito por meio de pomadas e antifúngicos orais, que são indicados pelo médico urologista.
Além disso, outros hábitos que podem ajudar no tratamento é redobrar o cuidado com a higiene do local, manter a região genital sempre limpa e seca e facilitar a ventilação dessa área.
A candidíase peniana pode ser prevenida ao adotar hábitos de higiene diários, pois eles evitam a contaminação do fungo.
Adotar hábitos saudáveis e ter cuidado com a umidade do local também são fatores importantes para evitar a candidíase peniana.
De qualquer forma, em caso de qualquer sintoma, consulte um médico que poderá indicar o melhor tratamento para cada caso.
E se precisar, estamos à disposição para atender você! O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo e é especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual e Saúde Masculina.
Entre em contato e agende sua consulta!