As doenças do sistema cardiovascular são aquelas que provocam problemas no coração e em seus vasos sanguíneos.
Conforme informações do site da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), “as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Estima-se que 17,9 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2016”.
Elas costumam acometer homens e mulheres que encontram-se na faixa etária acima de 55 anos, porém, é importante salientar que se a pessoa não tem hábitos de vida saudáveis, as doenças cardiovasculares podem aparecer em qualquer idade.
Controle do peso, alimentação balanceada, prática de exercícios físicos diariamente, além de uma rotina de vida pessoal e profissional mais tranquila e pouco estressante são fatores essenciais que podem garantir uma vida mais saudável e livre de doenças venosas e do coração.
Além disso, parar de fumar e beber bebidas alcoólicas também são atitudes essenciais que podem garantir mais saúde, qualidade de vida e longevidade às pessoas.
Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto tão importante.
A trombose venosa faz parte do grupo de doenças do sistema cardiovascular e pode ser observada através de coágulos de sangue – conhecidos popularmente como varizes – na região das pernas, coxas ou nos membros superiores.
Quando não tratada da forma correta e em tempo hábil, a formação desses coágulos de sangue podem bloquear as veias, podendo causar também embolia pulmonar.
Apesar de ser uma doença que afeta na maioria das vezes as mulheres, é importante destacar que homens também podem desenvolver quadros de trombose.
As melhores formas de evitar essa enfermidade grave são evitando o sedentarismo, o alcoolismo e o tabagismo, e incluindo hábitos de vida mais saudáveis na sua rotina.
Acesse o link a seguir para conhecer 3 principais doenças causadas pelo sedentarismo.
A hipertensão está associada à pressão alta e deve ser tratada e monitorada com bastante cautela, podendo acometer tanto homens como mulheres.
Em homens, especificamente, quando essa doença não é tratada com atenção, pode ocasionar AVC, infarto, doença renal crônica, alterações na visão e até mesmo impotência sexual masculina.
Acesse o link a seguir para saber como melhorar a vida sexual do homem.
Após a confirmação do diagnóstico de hipertensão, a administração de remédios adequados pode controlar de forma eficaz os efeitos da enfermidade, bem como uma rotina de vida mais tranquila.
Manter hábitos saudáveis e visitar ao menos uma vez ao ano o seu médico andrologista pode evitar e muito o desenvolvimento de quadros graves de hipertensão.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre as doenças do sistema cardiovascular, que tal iniciar o ano de forma diferente e praticando o autocuidado?
Agende hoje mesmo sua consulta com o andrologista, cuide da sua saúde e garanta mais leveza e disposição para os seus dias.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual e Saúde Masculina.
Entre em contato com nossa Clínica de Andrologia.