Como funciona a terapia de reposição de testosterona? Entenda!

terapia de reposicao de testosterona

Com o passar dos anos, é normal ocorrer o declínio dos níveis de testosterona em pessoas do sexo masculino. Em alguns casos, porém, a deficiência do hormônio pode afetar negativamente a qualidade de vida do homem, sendo aconselhada a Terapia de Reposição de Testosterona.

Continue a leitura e compreenda o que é a Terapia de Reposição de Testosterona, em quais casos ela deve ser utilizada e quais são os seus benefícios!

Entenda quais são os casos que requerem a Terapia de Reposição de Testosterona

A testosterona é considerada o principal hormônio masculino, responsável por estimular a produção de espermatozóides, favorecendo a densidade óssea, distribuição de gordura, aumentando a força e a massa muscular, elevando a libido, entre outras funções importantes para o organismo do homem.

Com o passar dos anos, é natural que os níveis de testosterona comecem a declinar, porém, a velocidade desse declínio varia de indivíduo para indivíduo. É estimado que, a partir dos 40 anos, os homens tenham queda de 1% a 2% ao ano do hormônio masculino.

Algumas pessoas estão mais sujeitas ao desenvolvimento da deficiência de testosterona, como homens que possuem síndrome metabólica, diabetes 2 e obesos. Estima-se que 20% dos homens com mais de 50 anos sofram com a deficiência do hormônio.

A deficiência de testosterona resulta em sintomas que afetam diretamente a esfera sexual. Entre eles, destacam-se a redução ou perda da libido e do vigor sexual, diminuição das ereções espontâneas e disfunção erétil.

Além disso, ela também se manifesta através de alterações físicas e comportamentais, resultando na diminuição da massa óssea, da massa muscular e da força física, acúmulo de tecido adiposo, fadiga e tendência à depressão.

Quando os sintomas mencionados passam a afetar a qualidade de vida do indivíduo, os médicos podem considerar a utilização da Terapia de Reposição de Testosterona. A Terapia é a maneira mais segura e saudável para a estabilização ou equilíbrio da testosterona, sendo indicada em casos de DAEM – Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (Andropausa).

Benefícios da Terapia de Reposição de Testosterona

Quando  estudada e conduzida por profissionais capacitados, a Terapia de Reposição de Testosterona pode gerar os seguintes benefícios aos pacientes:

– Aumento de massa muscular e densidade óssea;

– Diminuição da gordura corporal e perda de peso;

– Melhora no desejo e função sexual;

– Sensação de bem-estar;

– Aumento de disposição e vitalidade;

– Melhora da sensibilidade à insulina;

– Redução de glicemia em pacientes diabéticos.

Como funciona a Terapia de Reposição de Testosterona?

Existem diferentes formas para realização da Terapia de Reposição de Testosterona. As modificações ocorrem em relação a aspectos como segurança, via de administração, dosagem e intervalo de uso.

A TRT Transdérmica (adesivos e géis) é uma das opções mais consideradas por médicos. Ela possui diversas semelhanças com a fisiologia humana e é um dos métodos mais seguros, sendo bem tolerada por grande parte dos pacientes.

O aumento da testosterona costuma ocorrer em um curto espaço de tempo e sua reposição diária garante a consistência dos níveis sanguíneos. A avaliação do paciente deve ser realizada a cada 3 meses após o início do tratamento e, após esse período, a cada 6 meses.

Esclareceu as suas dúvidas sobre a Terapia de Reposição de Testosterona? Deixe o seu comentário!

 


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.