Vamos conversar sobre como lidar com a andropausa? Esse distúrbio que modernamente se denomina DAEM ( Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino ) comumente afeta homens acima de 40 anos de idade e trata-se de um conjunto de alterações fisiológicas, geradas pela diminuição da concentração de androgênios (hormônios sexuais, como a testosterona), que pode afetar diversas funções do organismo masculino.
Vale destacar que a andropausa ( DAEM) também pode manifestar-se em jovens adultos, por isso, ao perceber qualquer alteração na próstata ou na saúde masculina em geral é imprescindível procurar um médico especialista em andrologia para sanar todas as dúvidas, realizar um diagnóstico assertivo e iniciar um tratamento eficiente o quanto antes.
Os principais sintomas são os seguintes:
Nesse sentido, os tratamentos mais recomendados sobre como lidar com a andropausa e como aliviar os sintomas da andropausa são as terapias de reposição hormonal para homens e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, os quais podem garantir melhora na produção de hormônios.
1 – Visitar médico especialista em saúde masculina pelo menos uma vez ao ano;
2 – Em casos de homens que encontram-se na faixa etária de 45-50 anos, é fundamental fazer o exame de câncer de próstata anualmente, incluindo toque retal e exame de PSA;
3 – Usar preservativos nas relações sexuais e manter hábitos de higiene íntima;
4 – Evitar o tabagismo e o alcoolismo;
5 – Praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável.
Agora que você já descobriu algumas dicas sobre como lidar com a andropausa, aproveite e amplie o seu conhecimento sobre o assunto lendo o artigo que publicamos recentemente sobre sintomas e tratamentos da andropausa precoce.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual, Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil e Andropausa. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia.