Como saber quais os sintomas da andropausa e seu tratamento

Afinal, como saber quais os sintomas da andropausa? Através da informação! No artigo de hoje esclarecemos os sinais mais aparentes da andropausa em um homem, além de oferecer indicações sobre quais os procedimentos necessários para alívio desses sintomas.

Entenda quais são os sintomas da andropausa

A andropausa, também conhecida como a “menopausa masculina“, se caracteriza por um  conjunto de alterações fisiológicas, ocasionadas pela diminuição da concentração de androgênios (hormônios sexuais como a testosterona) em homens. A diminuição dos androgênios podem afetar diversas funções do organismo masculino.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, os sintomas mais comuns apresentados pela Andropausa ou DAEM (Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino), são:

  • Diminuição da libido;
  • Disfunção erétil;
  • Depressão;
  • Diminuição do tecido muscular;
  • Aumento do tecido adiposo total e redistribuição de gordura;
  • Diminuição da densidade mineral óssea;
  • Diminuição do volume testicular;
  • Ereções matinais menos frequentes e de menor intensidade;
  • Fadiga;
  • Anemia;
  • Síndrome metabólica.

Como aliviar os sintomas da andropausa?

Agora que apontamos quais os sintomas da andropausa, é imprescindível a consulta com um médico andrologista para confirmação da doença e posterior tratamento.

Mesmo assim, algumas dicas podem auxiliar os homens a prevenir a doença ou então enfrentá-la com redução dos sintomas:

  • Faça atividade física para produzir endorfinas que aumentam o humor e mantém os ossos e os músculos fortes e saudáveis.
  • Mantenha uma dieta equilibrada, pobre em gordura e rica em fibras, com proteínas magras para estimular a produção de hormônios.
  • Evite consumir álcool em excesso, pois o mesmo contribui para os problemas da andropausa, já que ele diminui ainda mais os níveis de testosterona.
  • O consumo de alimentos ricos em zinco pode auxiliar na manutenção dos níveis de testosterona. Coma carne de porco magra, castanha de caju e frutos do mar, com destaque para as ostras.

Para tratamento dos sintomas da andropausa, consulta com andrologista é fundamental

O médico andrologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento da andropausa. Somente ele poderá indicar uma solução para alívio dos sintomas produzidos pela diminuição dos androgênios.

Como citado no artigo que explica o que é Andropausa, se o diagnóstico médico comprovar a doença, um dos métodos mais indicados para tratamento é a Terapia de Reposição de Testosterona.

A Sociedade Brasileira de Urologia afirma que a Terapia de Reposição de Testosterona pode ser utilizada para prevenir e tratar aspectos da Andropausa, mostrando-se eficiente na restauração das concentrações de testosterona nos limites normais, recompondo a energia, o humor, funções sexuais, desenvolvimento da massa muscular e crescimento da massa óssea em homens diagnosticados com DAEM.

A TRT Transdérmica (adesivos e géis) é uma das opções mais consideradas por médicos. Ela possui diversas semelhanças com a fisiologia humana e é um dos métodos mais seguros, sendo bem tolerada por grande parte dos pacientes.

Então, esclareceu as suas dúvidas sobre a andropausa durante a leitura do artigo? Deixe o seu comentário abaixo!


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.