Como saber se o homem pode ter filhos? Fatores por trás da fertilidade masculina

casal se beijando

Como saber se o homem pode ter filhos? Quais são as principais causas da infertilidade masculina? Afinal, é o homem ou a mulher que não pode engravidar? Essas são apenas algumas das questões que rondam o tema “fertilidade masculina”.

O artigo de hoje traz diversos esclarecimentos sobre o assunto e demonstra quais são os fatores que estão por trás do quadro.

Siga a leitura e confira as principais informações.

Como saber se o homem pode ter filhos? As causas da infertilidade masculina

Por muitos anos, a fertilidade feminina era o principal ponto observado diante de alguma dificuldade para engravidar sofrida por casais. No entanto, o avanço da tecnologia permitiu diagnosticar que tanto o sexo feminino quanto o masculino podem ser acometidos com problemas que interferem diretamente na fertilidade.

Atualmente, pesquisas mundiais indicam que 15% dos casais encontram algum tipo de problema para engravidar. De acordo com o Universa, a mulher não é a principal responsável pela infertilidade conjugal. O fator masculino representa metade dos casos, sendo que, em cerca de 25% deles, esse é o único motivo de infertilidade do casal e, em outros 25%, aparece como fator misto, associado a alguma questão feminina.

A principal causa da infertilidade masculina é a varicocele, caracterizada pela dilatação anormal das veias que fazem parte do cordão espermático, localizado no testículo. O cordão transporta o sangue para os testículos e a varicocele se forma quando às válvulas de dentro das veias do cordão impedem o fluxo de sangue, o que causa inchaço e alargamento das veias.

Homens entre 15 e 25 anos são o público mais acometido pelo quadro. No entanto, ele também pode surgir subitamente em homens mais velhos e, nesses casos, a varicocele pode estar associada a um tumor renal que bloqueia o fluxo de sangue.

Pelo fato da varicocele não produzir sintomas e os homens não terem o hábito de realizar avaliações urológicas, a doença pode estar presente durante anos até ser diagnosticada. Geralmente, ela só é reconhecida quando o casal tenta engravidar, não consegue e o homem realiza um espermograma.

Além da varicocele, o homem também pode apresentar infertilidade devido a quadros como a azoospermia (ausência de espermatozóides na ejaculação), oligozoospermia (baixa produção de espermatozóides), alterações dos espermatozóides, doenças como o câncer (devido à radioterapia e quimioterapia), obesidade, diabetes, doenças neurológicas, disfunções sexuais, uso de drogas anabolizantes e diversas outras questões.

Como saber se o homem pode ter filhos através da consulta com o médico andrologista

Ao encontrar problemas para engravidar, um dos primeiros passos que deve ser dado pelo casal é a consulta com o médico andrologista. Através de uma conversa franca e da realização de exames laboratoriais, o médico consegue diagnosticar se o homem possui problemas de infertilidade, quais são as suas causas e possíveis resoluções para o quadro.

O Dr. Elton Sanchotene possui uma Clínica de Andrologia especializada em diagnosticar e tratar quadros como a infertilidade masculina, a disfunção erétil, a ejaculação precoce, os transtornos da libido e orgasmo e as disfunções anatômicas e funcionais do aparelho urogenital masculino.

Se você deseja esclarecer informações sobre o tema, entre em contato conosco!