Por constrangimento, a maior parte dos homens não busca conhecimento sobre como tratar a ejaculação precoce e, até mesmo, evita procurar auxílio profissional para a resolução do problema. Essa atitude pode ser causa de sofrimento por muitos anos, uma vez que a sexualidade também está associada a questões que permeiam a vida social.
A Andrologia disponibiliza aos pacientes diversas formas de tratar a ejaculação precoce. O artigo de hoje apresenta algumas delas.
Continue a leitura e confira.
A ejaculação precoce pode ser considerada um problema relativamente comum. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) a incidência chega a, aproximadamente, 30% dos homens brasileiros, ou seja, 1 em cada 3 homens têm ejaculação precoce no Brasil.
No entanto, alguns casos merecem atenção: quando o homem apresenta uma ejaculação que sempre ou quase sempre ocorre antes de 1 minuto da penetração, ou apresenta uma redução significativa e incômoda para ejacular (para três minutos ou menos), é provável que o paciente possua ejaculação precoce.
A ejaculação precoce pode ser classificada como:
As causas da ejaculação podem estar ligadas a fatores como genética, níveis hormonais alterados, atividade irregular do sistema ejaculatório, inflamação, infecção na próstata e na uretra e danos no sistema nervoso causados por traumas.
Com tantas causas possíveis, o diagnóstico de um andrologista é fundamental para a cura da ejaculação precoce. O médico pode solicitar um exame físico completo e maiores informações sobre o histórico de saúde do paciente. Além disso, em casos ejaculação precoce acompanhados de problemas de ereção, exames de sangue podem ser necessários para checagem dos níveis de testosterona.
Os medicamentos receitados para a ejaculação precoce costumam agir diretamente no Sistema Nervoso Central. Porém, somente o médico andrologista poderá lhe prescrever a dosagem e a duração correta para um tratamento eficaz. Nunca se automedique, pois a utilização incorreta dos medicamentos pode agravar os sintomas e causar outros danos.
O Andrologista é o profissional mais adequado para tratamento da ejaculação precoce, já que essa especialidade médica é responsável por lidar com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutivas e sexuais.
O Dr. Elton Sanchotene, especialista em andrologia, realizou pós-graduação como Urologista de 1991 a 1994 no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia (IUNA), Fundação Puygvert, Barcelona, Espanha. Realizou fellowship em Uroginecologia em 1995 na Universidade da California (UCLA) como bolsista da Confederação Americana de Urologia (CAU).
Atualmente, faz parte de renomadas sociedades médicas internacionais, como a American Urological Association (AUA), International Continence Society (ICS) e International Urogynecological Association (IUGA).
Então, esclareceu suas dúvidas? Se você gostou do artigo, comente!