Vamos conversar sobre as doenças causadas pelo sedentarismo?
Conforme definição do dicionário, um homem sedentário é aquele que está sempre sentado, que não se movimenta muito, que caminha ou se exercita pouco.
Você se enquadra nessa definição ou percebeu que passou a ter hábitos sedentários nos últimos meses por conta da pandemia de Covid-19?
Se sim, saiba que você precisa mudar os seus hábitos imediatamente, movimentar-se mais e aderir a um estilo de vida mais saudável, incluindo uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Caso contrário, você poderá sofrer os efeitos das doenças causadas pelo sedentarismo.
A obesidade é uma das principais doenças causadas pelo sedentarismo. O diagnóstico de uma pessoa obesa é feito através do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), que avalia a relação entre o peso e a altura. Quando o IMC é maior do que 30, a pessoa é considerada obesa.
Essa doença além de resultar no aumento de gordura corporal, pode causar diversas outras complicações para a saúde, como aumento da pressão arterial, acúmulo de gordura no fígado, problemas de coluna, apneia do sono, depressão, entre outros. Inclusive, em tempos de pandemia do novo coronavírus, as pessoas obesas são consideradas do grupo de risco e demandam cuidados especiais.
Pode-se afirmar que as principais causas da obesidade são a alimentação inadequada ou excessiva e o sedentarismo.
A Diabetes Tipo 2 é uma doença crônica que ocorre quando o organismo não consegue utilizar a insulina produzida pelo corpo.
Ela costuma surgir por conta do sedentarismo e maus hábitos alimentares e pode ser revertida apenas com mudanças no estilo de vida.
Porém, quando ela não é tratada de forma correta ou diagnosticada precocemente, pode causar cegueira, falência dos rins e amputações de membros inferiores.
Dentre as principais doenças causadas pelo sedentarismo está a depressão. Isso porque um homem sedentário, por exemplo, costuma passar o máximo de tempo em casa, não gasta energia praticando esportes e exercícios físicos e acaba não interagindo e conversando com outras pessoas, tornando-se solitário, desanimado e até mesmo com falta de desejo masculino.
Acesse o link a seguir para saber se depressão causa disfunção erétil.
A depressão foi uma doença bastante citada em 2020, ano em que a pandemia de coronavírus assolou o mundo e impôs medidas de isolamento social para conter o contágio da doença.
O sedentarismo na pandemia é um grande desafio e a adoção de um estilo de vida mais saudável é a chave para superar esse problema e garantir qualidade e saúde à rotina dos idosos, homens, mulheres, adolescentes e crianças.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual, Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil, Andropausa e Saúde Masculina. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia.