Você já ouviu falar sobre deficiência androgênica? Trata-se de uma síndrome do envelhecimento masculino que acomete, geralmente, homens acima de 50 anos.
Também conhecida como andropausa, a deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM) consiste em um conjunto de alterações fisiológicas, ocasionadas pela diminuição da concentração de androgênios (hormônios sexuais, como a testosterona) em homens.
Nesse sentido, vale destacar que a diminuição dos androgênios pode afetar diversas funções do organismo masculino, causando não somente complicações sexuais, como também problemas na memória, raciocínio, músculos, ossos, produção do sangue, entre outros.
Veja abaixo quais são os sintomas da andropausa.
Ao perceber os sintomas de deficiência androgênica, a primeira atitude que deve ser tomada é agendar uma consulta com um médico andrologista. É esse profissional que poderá examinar e solicitar os exames necessários para confirmação do diagnóstico e prescrição de um tratamento assertivo.
Quando um quadro de andropausa é confirmado, normalmente o médico andrologista recomenda uma reposição hormonal, o uso de medicação específica ou sessões de psicoterapia, com a intenção de resgatar a confiança do homem em relação ao seu desempenho sexual. Mas, vale ressaltar, que cada quadro médico deve ser analisado e tratado de forma individual.
Veja no link a seguir como funciona o tratamento de reposição hormonal para homens.
Além disso, manter um estilo de vida saudável é ideal para manter a saúde masculina em dia e uma excelente forma de como lidar com a andropausa.
Aproveite que o Dia do Homem está chegando (19 de novembro) e reserve um tempo para cuidar do seu corpo e da sua mente, garantindo bem-estar e qualidade de vida aos seus dias.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual, Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil e Andropausa. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia.