Você já ouviu falar sobre a detumescência peniana? Sabe do que se trata esse problema que atinge inúmeros homens em todo o mundo e quais são seus tratamentos?
Basicamente a detumescência é a interrupção de uma ereção durante o ato sexual, a penetração, e diferentes motivos podem levar a isso.
As principais preocupações do paciente são entender o que causa a detumescência e se é possível tratar o problema. Continue a leitura e saiba mais!
Muitas pessoas não sabem disso, mas o processo de ereção é chamado de intumescência peniana, enquanto que a detumescência é justamente o inverso.
Quando acontecem estímulos sexuais, devido a sensibilidade àquilo que o homem vê, pensa e/ou sente, o pênis acaba por ganhar volume e ficar mais alongado, completando assim o processo de ereção e deixando-o pronto para a prática sexual.
No entanto, é possível que durante o ato sexual, sem que tenha alcançado o orgasmo ou a ejaculação, o homem sinta seu pênis “murchando”, obrigando-o a interromper a prática, sendo esta a detumescência peniana.
Os motivos que levam os homens a sofrerem a perda da ereção durante a penetração costumam ser os mais variados, podendo se diferenciar inclusive pela fase da vida em que se encontram. Ou seja, as causas podem ser diferentes durante a adolescência, a fase adulta ou ainda na terceira idade, exigindo assim tratamentos específicos para cada caso.
Porém, é possível identificar algumas causas mais comuns, sendo um dos principais motivos o tabagismo.
Os homens que fumam com muita frequência costumam ter uma oxigenação menor nos tecidos além de uma troca de radicais químicos mais baixa no interior dos corpos cavernosos. Também é importante ter ciência que, o consumo do tabaco é capaz de levar à detumescência peniana em qualquer fase da vida, incluindo jovens e adolescentes.
Veja na lista a seguir alguns dos outros problemas capazes de levar à perda de ereção:
Além disso, o consumo de álcool e drogas, a obesidade e a tensão (de ser flagrado durante o ato, etc.) também são motivos comuns que levam à detumescência peniana.
Por mais que este seja um problema relativamente comum entre os homens de todo o mundo, nem sempre será preciso buscar ajuda médica, afinal se isso ocorrer em uma situação específica e esporádica, pode não se tratar de fato de um problema clínico.
Agora se há uma incidência da perda de ereção constante com uma única parceira ou com todas as que você se relacionou, faz-se importante uma investigação, pois algum dos já mencionados motivos podem estar acontecendo.
Procure observar com que frequência que a detumescência acontece e, caso seja necessário, consulte um especialista para que ele faça o diagnóstico e indique o tratamento mais adequado de acordo com seus sintomas.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia.
Gostou deste conteúdo? Confira mais conteúdos relacionados em nosso blog.