No dia 5 de agosto, o Brasil celebra uma importante data na busca por um dia a dia com mais qualidade de vida para a população: o Dia Nacional da Saúde.
A data já faz parte do calendário brasileiro há mais de meio século, com o objetivo de promover ações mais saudáveis e reforçar a importância de uma série de cuidados.
Assim, desempenha um papel fundamental na conscientização de toda a população, seja na prevenção de doenças ou na busca por mais bem-estar no dia a dia.
Para saber mais sobre o Dia Nacional da Saúde e o que podemos aprender com ele, continue a leitura!
O Dia Nacional da Saúde foi estabelecido pela Lei Nº 5.352 no ano de 1967 e tem como finalidade promover a educação sanitária e a conscientização.
A data escolhida é uma homenagem a Oswaldo Gonçalves Cruz, um importante médico e sanitarista brasileiro, nascido em 1872, que teve um papel essencial na história do país.
Sua atuação foi fundamental para a erradicação de epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no país, tornando-o um importante símbolo para os profissionais da área.
Além de ter que enfrentar doenças tão sérias, em uma época que contava com muito menos apoio prático e tecnológico do que nos tempos atuais, o profissional também teve que combater a desinformação e aplicar medidas baseadas em seus estudos científicos.
Dessa maneira, o Dia Nacional da Saúde é também uma oportunidade de reforçar a importância dos avanços tecnológicos e científicos pelos quais a área passou nas últimas décadas.
Diferentemente do que se pode pensar em um primeiro momento, o conceito de saúde não está atrelado apenas à ausência de doenças no organismo de uma pessoa, mas também a um estado de bem-estar e à sua qualidade de vida.
Nesse sentido, o Dia Nacional da Saúde reforça a importância de hábitos mais saudáveis, cujos benefícios incluem a prevenção de determinadas condições, mas também o alcance de uma vida melhor nos aspectos físico, mental e social.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA), por exemplo, indica uma série de hábitos que podem ser adotados como medidas preventivas ao surgimento da doença, além de estarem associados a estilos de vida mais saudáveis.
O Dia Nacional da Saúde, portanto, é uma oportunidade para que a população repense seu dia a dia, verificando de que maneiras é possível torná-lo mais saudável e alcançar mais qualidade de vida.
Algumas sugestões de hábitos a serem incluídos na rotina são:
O último ponto merece ainda mais destaque, uma vez que a realização de exames preventivos pode resultar no diagnóstico precoce de uma série de doenças, permitindo tratamentos mais efetivos.
Cabe ressaltar a importância desse acompanhamento para pessoas do sexo masculino.
De acordo com dados do Instituto Lado a Lado pela Vida, 62% dos homens só procuram um médico após apresentarem sintomas, deixando de realizar uma série de exames preventivos.
Lembre-se: prevenção e acompanhamento médico é fundamental para uma saúde em dia!
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo e é especialista nos tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual e Saúde Masculina.
Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia!