A diminuição da libido masculina pode variar de um homem para o outro e, ainda, ser reduzida por fatores temporários, como ansiedade e a fadiga.
No entanto, a diminuição da libido masculina acontece de forma natural conforme o indivíduo vai envelhecendo. Porém, se essa redução for constante, é possível que o casal sofra.
A diminuição da libido masculina ainda pode ter relações com diversos outros fatores. Tanto aqueles de origem física, quanto os relacionados ao aspecto psicológico.
Para compreender melhor as possíveis causas ligadas à diminuição da libido, siga a leitura e confira as informações deste artigo.
Medicamentos indicados para o tratamento da depressão, da ansiedade e do câncer de próstata em estágio avançado são mais alguns fatores que podem resultar na queda da libido. Principalmente porque diminuem a quantidade de testosterona no sangue.
A realização de um exame de sangue é o meio indicado para medir o nível de testosterona. Chamado de hipogonadismo, o diagnóstico de baixa testosterona considera tanto o que o homem relata, quanto os baixos níveis sanguíneos de testosterona.
Muitas vezes, na tentativa de reverter a baixa libido, é comum a estimulação sexual por meio de palavras, imagens e toques, porém elas podem não ser efetivas. No entanto, mesmo com a libido baixa, o homem pode manter sua atividade sexual, mas deve procurar identificar as causas por trás da quadro.
Se a diminuição da libido masculina tiver origem psicológica, será preciso fazer diferentes terapias, inclusive as comportamentais. Os casais podem ser orientados a fim de resolver os problemas no casamento, por exemplo.
É fundamental, ainda, que o homem entenda que o estresse e o impacto dessa condição podem resultar também na diminuição da sua libido. Contudo, se o problema for causado pela testosterona baixa, os homens precisam fazer uso de testosterona suplementar. O mais comum é fazer de um adesivo ou gel que é aplicado à pele.
Antigamente, acreditava-se que esses tratamentos poderiam causar ataque cardíaco, porém nenhum deles foi provado pelos estudos. No entanto, é preciso ressaltar que o homem só deve tomar testosterona suplementar quando a concentração no seu sangue estiver baixa.
E, se o problema da queda de testosterona for motivado pelo uso de algum medicamento, o médico poderá fazer a alteração dele a fim de evitar o quadro.
Contudo, o mais importante é que, diante da diminuição da libido masculina, o homem que está sofrendo procure o auxílio de um médico andrologista. Assim, o diagnóstico e o tratamento vão ser assertivos.