O que é Disfunção Sexual
A disfunção sexual consiste em toda e qualquer alteração que prejudique uma satisfatória relação sexual do paciente, seja uma disfunção erétil, um quadro de ejaculação precoce, algum transtorno da libido, do orgasmo, ou a dificuldade para uma ereção adequada. O tratamento vai depender do diagnóstico adequado de cada caso.
Diversas causas orgânicas podem contribuir no desencadeamento da disfunção sexual em indivíduos tais como a diabete, pressão alta, utilização de anabolizantes, fumo e doenças vasculares, obesidade, alterações hormonais, níveis de colesterol e triglicerídeos elevados, etc. Problemas psicológicos, como traumas e estresse, também podem ocasionar a disfunção sexual.
A ejaculação precoce se constitui do quadro em que o indivíduo atinge a ejaculação de forma tão precoce que o mesmo fica insatisfeito com seu performance sexual e geralmente deixa também sua parceira insatisfeita sendo este muitas vezes o motivo do rompimento da relação do casal.
Alguns pacientes atingem a ejaculação antes mesmo da penetração (nas preliminares).
A principal causa da ejaculação precoce é o quadro de ansiedade.
Muitas vezes o tratamento medicamentoso, cloridrato de paroxetina, melhora não só o quadro da ejaculação precoce mas também a qualidade de vida do paciente pois este se torna menos ansioso e irritado, melhorando sua relação com familiares e com seus colegas de trabalho.
Disfunção Erétil
Antigamente existia o termo impotência sexual que modernamente foi substituído por Disfunção Erétil (DE). Esta define como a incapacidade do indivíduo de apresentar uma ereção satisfatória que possibilite sua atividade sexual normal. A Disfunção Erétil pode estar presente em diferentes apresentações como a perda parcial da qualidade da ereção, detumescência precoce (perda da ereção durante a relação) ou mesmo a ausência total de ereção mesmo presente o desejo de uma relação sexual.