As dores nos testículos mostram-se recorrentes entre muitos pacientes. Por serem sensíveis, os testículos podem apresentar dor ou desconforto até mesmo com pequenas lesões. No artigo de hoje, demonstraremos as principais causas das dores nos testículos e os sinais de alerta do quadro.
Continue a leitura!
As dores nos testículos podem acometer homens de qualquer idade, desde crianças até idosos. Por ser uma região muito sensível, até mesmo pequenas lesões podem ocasionar dor ou desconforto no local.
Entre as principais causas de dores nos testículos encontram-se a torção testicular, torção do apêndice testicular e inflamação do epidídimo e as lesões.
A torção testicular ocorre geralmente em recém-nascidos e após a puberdade, ocorrendo quando um testículo gira em torno de seu cordão espermático. O giro mencionado gera o bloqueio do fluxo de sangue para os testículos, causando dor e, em certos casos, ocasionando a morte dos testículos.
A torção também pode ocorrer da mesma forma no apêndice testicular, um pedaço de tecido basicamente sem função que permanece no corpo humano desde o desenvolvimento do embrião. A torção do apêndice testicular, por sua vez, surge com mais frequência em meninos de 7 a 14 anos de idade.
A inflamação do epidídimo (epididimite) se caracteriza pela inflação no local onde o esperma amadurece, mais precisamente no tubo enrolado no topo dos testículos. O quadro geralmente é ocasionado por uma infecção sexualmente transmissível. Porém, em algumas ocasiões, a epididimite pode acontecer sem sinais de infecção, podendo estar relacionada ao esforço físico do paciente.O processo de inflamação do testículo se chama orquite.
As lesões, por sua vez, podem ocorrer por motivos diversos e com intensidades diferentes. Nem toda lesão nos testículos ocasiona dores prolongadas.
As dores nos testículos também podem estar vinculadas a questões menos comuns, como a hérnia na virilha, a infecção nos testículos (causadas por vírus como a caxumba), cálculos renais ou apendicite.
Quando falamos de dores nos testículos, alguns sintomas e características podem ser sinais de alerta, como a dor repentina e forte. nestes casos o médico deve ser procurado o mais rápido possível, pois o tempo ideal para a correção de uma possível torção é de apenas 6 horas! O profissional será o responsável por realizar o diagnóstico do quadro, seguido de tratamento.
Então, esse artigo foi relevante para você? Deixe o seu comentário!