Esperma escuro é sinal de alguma doença? Saiba mais

médico-esperma-escuro

Você sabia que o esperma escuro pode indicar algum tipo de infecção ou alteração na região reprodutora? 

Por isso, ao observar esse sinal é recomendado procurar um médico andrologista quanto antes. É ele que poderá solicitar exames e prescrever o tratamento mais adequado ao seu quadro.

E isso é ainda mais importante quando há outros sinais de problemas na área íntima, como dor, aparecimento de lesões e secreção, por exemplo.

Continue a leitura e saiba mais sobre o esperma escuro.

Esperma escuro: o que pode indicar?

Também chamada de hemospermia, a ejaculação escura pode sinalizar a presença de sangue no esperma. Isso pode acontecer por diversos motivos, mas os principais são:

Inflamação nas vesículas seminais

As vesículas seminais são as glândulas do sistema reprodutor masculino. Elas ficam localizadas um pouco abaixo da próstata, não podendo ser vistas diretamente no corpo.

Essas estruturas são responsáveis pela produção do líquido seminal, que representa entre 60% e 80% do esperma.

Quando essas glândulas estão inflamadas, os homens podem se queixar de esperma escuro. Normalmente, isso é acompanhado de:

  • Inchaço e dor nos testículos,
  • Vermelhidão nesta região,
  • Febre e mal-estar, em alguns casos.

Infecções sexualmente transmissíveis

As infecções sexualmente transmissíveis também podem causar esperma escuro.

As principais ISTs causadoras dessa condição são clamídia, herpes genital e gonorreia.

Relações sexuais

Durante as relações sexuais, pode haver o rompimento de pequenos vasos da uretra prostática, o que faz com que haja sangue no esperma.

Além disso, essa condição também pode ser provocada por sexo em excesso ou devido a um longo período de abstinência sexual.

Hábitos

Alguns hábitos também podem alterar a composição e o aspecto do sêmen, como o tabagismo, alcoolismo e a ingestão de drogas.

Pós-cirúrgico

Se você realizou recentemente alguma cirurgia na área íntima, como durante o tratamento do câncer de próstata ou uma vasectomia, por exemplo, é normal haver sangue na ejaculação.

Caso esse sintoma dure mais de algumas semanas após o procedimento, não deixe de consultar o médico responsável pela cirurgia para garantir que está tudo bem e que a cicatrização está ocorrendo como deveria.

Doenças

Algumas doenças que causam alterações hormonais também podem ser a causa do esperma escuro, assim como o câncer de próstata.

Vale ressaltar que na grande maioria dos casos, esse problema não é grave, mas é necessário realizar uma avaliação médica para esclarecer todas suas dúvidas e evitar preocupações desnecessárias.

Conheça as características de um esperma saudável

Qualquer mudança na ejaculação é um sinal que há algo de errado. Por isso, é necessário saber quais são as características de um esperma saudável para ter como comparar.

Em relação à consistência, esse fluido é viscoso e espesso. Já a cor varia entre branco e transparente. Qualquer alteração, tanto para o mais escuro quanto para o amarelado, deve ser estudada, já que não é normal.

Em relação ao seu cheiro, pode haver grandes variações de pessoa para pessoa, mas normalmente não é muito forte. 

Ao sentir um odor intenso, também recomenda-se consultar um urologista para realizar uma avaliação.

Outra preocupação que o homem pode ter é com a quantidade liberada em uma ejaculação. Esse aspecto também pode variar, mas normalmente é de 2 a 5 ml.

Quando é necessário consultar um médico?

Ao notar que o seu esperma está escuro ou qualquer outra alteração na ejaculação, é importante realizar uma consulta com um urologista para garantir que está tudo certo.

Como já falado, na maioria das vezes esse problema não é algo grave, mas quando falamos sobre saúde é melhor prevenir do que remediar.

Esse mesmo conselho vale para qualquer anormalidade ou sintoma incômodo na área íntima. 

Não há nenhuma vergonha em procurar ajuda médica para entender seus sintomas e, se necessário, realizar exames e iniciar um tratamento.

Como prevenir doenças e infecções na região íntima?

A camisinha segue sendo a melhor forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis e possíveis infecções nos órgãos sexuais.

Além disso, vale ressaltar que os hábitos de higiene íntima e as visitas anuais ao médico andrologista são indispensáveis para manter o corpo saudável.


O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual, Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil e Andropausa! Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia!


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.