Os testículos são órgãos muito sensíveis que podem sofrer com mínimos traumas ou até mesmo outros problemas, como pedras nos rins ou hérnia inguinal. Mas você sabe o que pode causar dor nos testículos?
Felizmente, na maioria dos casos, a dor nos testículos não significa um problema sério. Mas é preciso estar atento, pois algumas doenças graves podem causar danos irreversíveis.
Siga a leitura e saiba mais!
Os testículos se formam dentro do abdômen e descem em direção à bolsa escrotal até o primeiro ano de vida, normalmente.
Dentro do saco escrotal, os testículos ficam presos pelo cordão espermático. Logo acima dos testículos encontra-se o epidídimo, que armazena os espermatozóides que são produzidos pelos testículos.
Mas afinal, o que pode causar dor nos testículos? Existem muitas causas. Em homens jovens e adolescentes, as dores são comuns e costumam desaparecer sem um motivo definido.
Quando a dor nos testículos está associada a outros sintomas, como febre ou testículos inchados, é preciso analisar o quadro com atenção.
Confira o que pode causar dor nos testículos:
É uma doença causada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos. Os sintomas mais comuns são a dor e a sensação de peso na região escrotal.
Qualquer trauma na região pode causar grande dor. Se persistir por mais de duas horas, deve ser investigada. Em traumas de grande impacto, como chutes ou acidentes automobilísticos, pode ocorrer a ruptura do testículo, o que requer cirurgia.
A torção no testículo ocorre quando não há correta fixação do testículo à bolsa escrotal, o que faz com que o testículo possa girar e torcer o canal espermático. É uma condição que necessita cirurgia urgente, pois pode levar à necrose do testículo.
É a inflamação do epidídimo, normalmente causada por uma infecção. Pode ser causada por clamídia, gonorreia, traumas, vasculites e outras doenças autoimunes.
É a inflamação do testículo, geralmente causada por uma infecção viral, normalmente causada pela caxumba.
Normalmente, pacientes com câncer no testículo têm uma massa palpável no local, mas indolor. Porém, eventualmente, a dor pode ser causada pelo câncer.
Após uma cirurgia de vasectomia pode haver dor ou desconforto pelo acúmulo de espermatozóides sem a ejaculação, mas é uma situação passageira.
É importante procurar um médico especialista em andrologia quando a dor for súbita ou persistente e, principalmente, se houver outros sintomas associados, tais como febre, inchaço da bolsa escrotal, manchas, entre outros.
Somente um profissional poderá identificar as causas e indicar o melhor tratamento para dores nos testículos.
Além de um levantamento do histórico do paciente e exames clínicos, o médico poderá solicitar ultrassonografia, urucultura e exame das secreções prostáticas.