Engana-se quem pensa que apenas o público feminino deve ficar atento quanto à sua saúde íntima e sexual. Os homens também precisam consultar anualmente com um médico urologista ou andrologista, manter os seus exames em dia e adotar hábitos preventivos em suas relações sexuais.
Em caso de contágio de alguma doença ou infecção sexualmente transmissível, é necessário procurar ajuda médica de forma imediata e seguir à risca o tratamento para DST que for prescrito, com o objetivo de garantir saúde íntima e também qualidade de vida.
Além disso, vale destacar que o uso de camisinha é indispensável durante as relações sexuais, pois previne tanto as infecções mais leves, como também as doenças mais graves, como a AIDS.
Inclusive, conforme dados do Governo Federal, atualmente, a estimativa é de que 900 mil pessoas vivem com HIV no Brasil.
As doenças sexualmente transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Sendo assim, o uso de preservativos é uma ótima forma de como evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Na maioria das vezes, o tratamento para DST em homens é prescrito por conta do surgimento de sintomas como coceira e secreção no pênis, verrugas ou feridas na região íntima ou ardência ao urinar.
Os sintomas de coceiras podem ser diagnosticados como candidíase ou herpes genital e secreções pelo vanal da uretra são relacionadas a quadros de uretrite. Nas candidíases o tratamento para DST normalmente é administrado com a aplicação de pomadas ou pela ingestão de medicamentos antifúngicos ou antivirais, variando conforme cada quadro médico. Para as uretrites existem antibióticos específicos.
Já nos casos de verrugas genitais, para que o tratamento para DST seja mais assertivo, é comum que o médico solicite exames laboratoriais como exames de sangue, peniscopia,captura híbrida, e biópsia.
Em quadros de verrugas genitais é bastante comum que os médicos realizem procedimentos cirúrgicos, como a crioterapia utilizando nitrogênio líquido, a cauterização e a aplicação de laser.
Além das doenças citadas acima, também existem outras infecções que costumam acometer os homens. Cabe salientar que além afetar a saúde física, as doenças e infecções sexualmente transmissíveis também podem causar problemas na vida sexual dos homens. Em todos os casos, é recomendado procurar ajuda médica e iniciar um tratamento o quanto antes.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual, Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil e Andropausa! Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia.