Ejaculação Precoce: Principais Causas, Dicas, Soluções

médico com prancheta

A ejaculação precoce é um quadro muito importante a ser debatido, pois  é um assunto que afeta a maior parte dos homens, e consequentemente, suas companheiras também. Estima-se que a prevalência da ejaculação precoce seja significativa, afetando homens de todas as idades.

Visto isso, vamos entender melhor suas causas e buscar dicas e soluções para ajudar os homens que vivem com este tipo problema. Vale ressaltar, que é necessário procurar um especialista urologista para fazer o  procedimento correto conforme o seu caso exige. 

Continue a leitura!

Quais são as causas da ejaculação precoce? 

Compreender as variáveis que desencadeiam a ejaculação precoce é fundamental para um tratamento eficaz. Portanto, diversos fatores, incluindo o uso de determinados medicamentos e quadros de ansiedade que podem influenciar esse fenômeno. 

De outra forma, desequilíbrios hormonais, disfunção erétil, inflamações nas próstatas e diabetes são condições que também podem contribuir para a ejaculação precoce. Logo, é relevante ressaltar que o estresse, muitas vezes subestimado, também é um desencadeador deste problema.

Tratamento para ejaculação precoce

O manejo da ejaculação precoce geralmente requer o suporte do parceiro do paciente, que deve compreender que esta condição está além do controle do indivíduo. Além disso, medicamentos que visam reduzir a ansiedade e regular os níveis hormonais podem ser prescritos. Terapia sexual e aconselhamento psicológico também são recursos benéficos para auxiliar na superação da ejaculação precoce.

Principais aspectos sobre a dificuldade de ejaculação masculina

As causas da dificuldade da ejaculação masculina podem ser diversas, por isso é essencial a consulta com um médico andrologista para o diagnóstico correto do quadro. No entanto, na maioria das vezes a deficiência de ejaculação é causada por fatores psicológicos, como a ansiedade, pânico, tensão, estresse e medo. Outras possíveis causas também têm relação com uso constante de medicamentos antidepressivos, abuso de álcool e drogas, diabetes, distúrbios hormonais e esclerose múltipla.

Na anejaculação, em especial, uma das principais causas pode ser o uso de medicamentos para tratamento de distúrbios urinários, que relaxam o colo da bexiga. A condição também pode ser comum após a realização de cirurgias pélvicas, em que as vias nervosas responsáveis pela ejaculação podem ser lesadas.

Ejaculação retrógrada e retardada

A ejaculação retrógrada é o inverso da ejaculação precoce, que também é uma das preocupações entre os homens. No entanto, é um caso mais específico, pois  e acontece com uma pequena porcentagem, apenas  4% da população masculina já enfrentou os sintomas da ejaculação retrógrada.

Este é um caso onde a ejaculação  demora muito ou não consegue ser atingida. De um outro modo, existe também a  ejaculação retardada que é caracterizada  por um período longo até que o homem consiga alcançar o orgasmo durante o ato sexual.

Os indivíduos que possuem ejaculação retardada não conseguem controlar esse atraso, e, por isso, a demora para a ejaculação, por isso varia de acordo com o grau da condição, podendo durar até mesmo mais de 1 hora.

Na maior parte dos casos, a ejaculação retardada não traz malefícios à saúde do homem, mas prejudica a sua qualidade de vida, pois impacta diretamente em sua autoestima e autoconfiança. Esses sintomas podem ocasionar dificuldades comportamentais, influenciando diretamente no relacionamento amoroso.

Anejaculação

Alguns homens também podem apresentar o quadro chamado de anejaculação, que consiste na ausência de ejaculação durante o ato sexual. Essa condição se apresenta através da impossibilidade de ejacular, apesar da presença de prazer e da ereção. Ou seja: o homem tem o orgasmo, assim como qualquer outro, mas sem ejaculação visível.

Quando há orgasmo mas ausência de ejaculação, é aconselhável procurar a orientação de um urologista.

Quanto tempo demora para um homem ejacular?

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de New Brunswick indicou que, em média, a duração de uma relação sexual varia de 5 a 10 minutos. Contudo, a ejaculação precoce pode ser identificada quando o intervalo entre o início da penetração e o orgasmo é significativamente curto. A média para a ejaculação masculina é estimada entre 2 a 5 minutos.

Então, esclareceu as suas dúvidas sobre a dificuldade de ejaculação masculina? Se esse artigo foi relevante para você, deixe o seu comentário!

Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.