A lesão medular pode trazer diversas consequências, incluindo perda de mobilidade e efeitos na saúde sexual masculina.
Além da perda da sensibilidade e movimento de alguns membros, esse tipo de lesão também pode levar a condições associadas à disfunção sexual.
Trata-se de uma consequência que pode ser tratada, de modo a contribuir com a qualidade de vida do homem após a lesão.
Neste post, falaremos sobre as consequências da lesão medular para o homem. Confira!
A lesão medular se dá sobre a medula espinhal, uma estrutura delicada e complexa localizada no interior da coluna vertebral.
As membranas, fibras e os feixes de neurônios que compõem essa estrutura são responsáveis por enviar comandos do cérebro ao restante do corpo, sendo fundamental para as diversas atividades que exercemos no dia a dia.
Esse tipo de lesão pode ser de natureza traumática ou não traumática, ou seja, gerado por um forte impacto na estrutura ou então pelos efeitos de uma doença, como é o caso da poliomielite.
Além disso, diferentes regiões da medula espinhal podem ser lesionadas, de modo que as consequências trazidas pelo evento podem variar de um caso para outro, a depender do local impactado.
Uma vez que a medula espinhal desempenha um papel tão importante para o desempenho físico do indivíduo, a lesão medular pode trazer uma série de consequências.
O efeito popularmente mais associado à lesão está atrelado à perda de sensibilidade e dos movimentos de diferentes regiões do corpo, como no caso da paraplegia ou tetraplegia.
No entanto, outras consequências que podem ser trazidas por esse tipo de acontecimento são a disfunção erétil e até mesmo a infertilidade.
A ereção natural pode ser motivada por dois fatores, sendo eles a indução de estímulos cerebrais ou o reflexo do estímulo peniano.
O primeiro caso é prejudicado por conta do impacto da lesão medular na transmissão de informações do cérebro ao restante do corpo, enquanto o segundo pode ser prejudicado pela perda de sensibilidade na genital.
A fertilidade do homem é afetada por diversos fatores e a lesão da medula espinhal é uma dessas possibilidades, tendo em vista algumas consequências, como o aumento da temperatura escrotal, devido ao uso constante da cadeira de rodas, e a falta de frequência da ejaculação.
Além disso, a ejaculação é um processo que depende da medula espinhal, de modo que se esta estiver lesionada pode haver dificuldade para que aconteça.
A disfunção sexual é um quadro comum e que conta com possibilidades de tratamento, as quais garantem ao indivíduo uma maior qualidade de vida.
Como em qualquer outro caso de disfunção sexual, pacientes com complicações dessa natureza, que tenham passado por uma lesão medular, devem consultar um profissional para verificar o quadro e estudar possíveis tratamentos.
Para tratar de situações como essa, o Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo e é especialista nos tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual e Saúde Masculina.
Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia!