A morfologia de Kruger é um exame que tem como objetivo analisar a forma dos espermatozoides, verificando se há chances de infertilidade para o paciente.
Trata-se de um exame de grande importância e que compõe as análises mais comuns de um espermograma, sendo importante para que o homem entenda qual é o seu quadro em relação à fertilidade.
Pensando na importância desse exame para a saúde masculina, preparamos este conteúdo para que você compreenda o que é a morfologia de Kruger e tire todas as suas dúvidas. Confira!
A morfologia de Kruger está associada à análise do formato dos espermatozoides de um indivíduo.
Alterações em sua morfologia podem indicar infertilidade, uma condição que pode ser gerada por uma série de fatores.
Durante a realização do espermograma, o sêmen do paciente é analisado e os espermatozoides são coloridos por meio de corantes especiais, para que possam ser estudados através de um microscópio.
Assim, pode-se dizer que a morfologia de Kruger tem por objetivo analisar os espermatozoides do paciente no que se refere às alterações em sua forma que possam prejudicar a fertilidade.
De modo geral, quanto mais alterações forem encontradas nos organismos analisados, maior é a possibilidade de que a pessoa apresente infertilidade.
Embora ainda não sejam conhecidas técnicas para alterar a forma dos espermatozoides, existem alguns fatores que podem prejudicar a fertilidade masculina.
Dessa maneira, ao descobrir que tem propensão a ser infértil, a pessoa pode buscar maneiras de adotar um estilo de vida mais saudável e diminuir os impactos gerados por hábitos que contribuem para o surgimento da condição.
Além disso, o espermograma é um importante exame a ser realizado, pois proporciona informações relevantes a respeito da saúde do paciente.
A morfologia de Kruger é considerada normal nos casos em que 4% ou mais dos espermatozoides não apresentam alterações significativas em sua forma.
As áreas observadas durante o exame são a cabeça, a peça intermediária e a cauda.
Investigar a morfologia da cabeça é necessário, pois esse é o local que armazena as informações genéticas, essenciais para a formação do embrião.
Outro ponto importante é a presença do acrossomo, uma espécie de capuz rico em cálcio e enzimas que permitem a penetração no óvulo e a fecundação.
Espera-se que o espermatozoide apresente um formato oval, com uma cabeça de 5 a 6 micrômetros de comprimento e 3 a 4 de largura. O acrossomo, por sua vez, deve cobrir de 40 a 70% da cabeça.
Já a análise da peça intermediária se justifica, pois é nessa região que ficam localizadas as mitocôndrias, as quais são responsáveis pelo abastecimento energético dos espermatozoides.
Por fim, a importância da cauda se dá por conta da mobilidade, uma vez que essa estrutura tem papel fundamental no deslocamento dos gametas.
Assim, se 4% da amostra coletada não apresentar qualquer tipo de alteração, considera-se que não há riscos associados à fertilidade do paciente.
É importante ressaltar que resultados inferiores a esse valor não necessariamente indicam que o indivíduo é infértil, mas que poderá apresentar maiores dificuldades para que ocorra uma fecundação natural.
Para mais informações sobre sintomas e tratamentos, acesse nosso blog e tire suas dúvidas.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo e é especialista nos tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual e Saúde Masculina.
Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia!