A diabetes é uma das doenças que mais causa mortes no Brasil. Ela pode acometer tanto homens quanto mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
Conforme o Portal da Sociedade de Endocrinologia e Metabologia, a diabetes consiste na elevação da glicose no sangue e acontece por conta de problemas relacionados à secreção ou ação do hormônio insulina que é produzido no pâncreas.
A insulina é responsável por diversas atividades celulares e, dessa forma, a sua falta ou excesso pode ocasionar problemas em diferentes áreas do organismo humano, como os olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos.
Os diagnósticos de diabetes variam entre tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional (exclusivo em mulheres).
No artigo de hoje vamos conversar sobre o que a diabetes pode causar no homem e como tratar esses problemas da melhor forma.
Continue a leitura e confira.
A impotência sexual e a disfunção erétil são as principais complicações que a diabetes pode causar no homem, visto que as alterações nos vasos sanguíneos periféricos e nos nervos causados pela doença acabam dificultando a ereção nas relações sexuais.
Sendo assim, é essencial que os homens diabéticos controlem regularmente os níveis de açúcar no sangue, através do uso de medicamentos, estilo de vida mais saudável com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos e, é claro, acompanhamento médico.
Acesse o link a seguir para entender se a disfunção erétil causada por diabetes tem cura e quais os melhores tratamentos para homens com falta de ereção.
Ao falar sobre o que a diabetes pode causar no homem, não se pode deixar de mencionar as doenças cardiovasculares, as quais são mais propensas aos diabéticos também pela questão do entupimento dos vasos sanguíneos.
Nesse sentido, o acompanhamento e o controle da doença podem evitar infartos, derrames e AVC’s.
Evitar o tabagismo e o sedentarismo também são cuidados que podem prevenir doenças cardiovasculares em diabéticos.
Confira no link a seguir como evitar doenças do sistema cardiovascular.
Os problemas renais são outros exemplos de complicações que a diabetes pode causar no homem.
O excesso de açúcar no sangue, principal causa da diabetes, dificulta o funcionamento dos rins – órgão que tem como função principal a filtragem do sangue para o corpo.
Nesse sentido, é fundamental também que os pacientes diabéticos estejam atentos quanto ao funcionamento de seus rins e realizem exames periódicos com a intenção de evitar quadros de insuficiência renal crônica.
Infelizmente, a diabetes ainda não tem cura, mas através de tratamento e acompanhamento médico adequado é possível controlar os níveis da doença e garantir menos complicações à saúde dos pacientes.
O uso de insulina e medicamentos, o planejamento alimentar, a prática de atividades físicas e a realização de cirurgia metabólica em casos mais graves são as melhores formas de garantir qualidade de vida às pessoas com diabetes.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual, Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil e Andropausa, os quais são essenciais para a promoção da Saúde Masculina – a qual inclui a prevenção da diabetes.
Entre em contato e agende agora mesmo a sua consulta em nossa Clínica de Andrologia!