Você sabe o que causa impotência sexual nos homens? De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 50% dos homens brasileiros acima de 40 anos possuem alguma queixa em relação às ereções.
O artigo de hoje busca desmistificar questões sobre a impotência sexual, trazendo informações relevantes em relação ao tema.
Siga a leitura e compreenda qual a origem da impotência sexual masculina!
Para compreendermos o que causa impotência sexual nos homens, precisamos ir mais além nas explicações, visto que o cérebro tem integração fundamental com o mecanismo da ereção.
O médico brasileiro Drauzio Varella explica que o pênis é enervado por dois grupos de fibras nervosas. Enquanto uma delas carrega sinais inibitórios que impedem a ereção, a outra possui sinais excitantes que a facilitam.
Esses dois sinais se localizam na medula, situada na parte inferior da coluna. Dessa forma, o pênis pode ter uma ereção sem o reflexo direto do cérebro, tendo reflexo nessa região da coluna.
No entanto, por comunicação estabelecida através de nervos, esses sinais entram em contato com a região mais central e profunda do cérebro. Dessa forma, sinais inibitórios e excitatórios são provocados, fim de que o sangue conduzido pelas artérias penetre nos corpos cavernosos, promovendo a ereção. Quando o sangue reflui, o pênis fica flácido e desaparece.
São os desarranjos nesse mecanismo que podem ser a causa das disfunções eréteis.
Quando falamos em causas de impotência sexual, é importante entender que existem a de natureza psicogênica e a de natureza orgânica. Grande parte dos pacientes apresenta componentes de ambas.
A causa mais comum da impotência sexual em homens é o dano das artérias, músculos lisos e tecidos fibrosos, muitas vezes como resultado de uma doença, como a diabetes, doença renal, alcoolismo crônico, esclerose múltipla, arteriosclerose e doenças dos vasos sanguíneos, que provocam cerca de 70% dos casos.
Quadros como a ansiedade, angústia, tristeza em excesso, medo, dificuldades no relacionamento, traumas e preocupações também podem afetar diretamente a saúde sexual.
Por mais desagradável que os sintomas da impotência sexual possam ser, felizmente existe cura para o quadro.
O médico andrologista é o especialista responsável por diagnosticar a causa da disfunção erétil e indicar o tratamento mais adequado.
O tratamento inicia-se com uma avaliação laboratorial para saber como estão o metabolismo, o colesterol e os triglicérides. Ele pode incluir terapia sexual, medicamentos administrados por via oral ou por injeção no local, ou ainda cirurgia, com implante de prótese peniana. Tudo dependerá do histórico e sintomas apresentados por cada paciente.
Então, gostou da leitura? Deixe o seu comentário!