Você sabe o que é a cirurgia de Peyronie? Trata-se de um procedimento que corrige deformidades no órgão reprodutor masculino e possibilita que o homem retome a sua vida sexual e até mesmo melhore a sua autoestima.
A doença de Peyronie se caracteriza pelo desenvolvimento de uma placa fibrosa em diferentes lugares do pênis, sendo que essa alteração pode ser observada geralmente depois dos 50 anos, podendo acometer também os jovens. Vale ressaltar que essa doença também pode ser considerada hereditária.
Na maioria dos casos, o médico diagnostica a doença através da observação de um nódulo palpável, acompanhado de comentários do paciente referentes à curvatura do pênis e possíveis dores durante suas relações sexuais.
Nesse caso, a intervenção cirúrgica é fundamental para retificar o pênis e minimizar qualquer curvatura residual, mantendo e recuperando o tamanho e demais aspectos do pênis, além de conferir uma boa função erétil e minimizar outras complicações na região peniana.
A doença possui esse nome, pois conforme dados históricos, o ministro da saúde do Rei Luís XV da França, chamado de Peyronie, era portador dessa doença e foi a primeira pessoa que descreveu os seus sintomas, no século XVIII.
Continue a leitura e saiba mais!
É um procedimento que exige planejamento e cuidados pré-operatórios. Sendo assim, é ideal que o paciente realize todos os exames médicos recomendados por seu médico antes da data da cirurgia.
A cirurgia de Peyronie dura em torno de 1 a 2 horas, sendo que o paciente pode receber alta no mesmo dia de sua internação.
Não é um procedimento muito complexo e o pós-cirúrgico da cirurgia de Peyronie é bastante tranquilo, dependendo de cada quadro médico, é claro.
É importante que o paciente siga à risca todos os procedimentos pós-operatórios recomendados pelo seu médico andrologista, utilizando curativos ou faixas e higienizando o membro corretamente, a fim de não infeccionar e garantir uma boa cicatrização.
Em torno de 2 semanas já é possível que o paciente volte para sua rotina habitual, desde que a mesma não exija esforços físicos e que o retorno seja permitido pelo médico.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual, Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil e Andropausa! Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia.