Entenda o que é criptorquidia, suas causas e tratamentos

Imagem de um desenho que simboliza o que é criptorquidia

(Imagem: Reprodução/Cepelli)

Entender o que é criptorquidia é fundamental para lidar com essa situação que acomete muitas pessoas do sexo masculino.

Trata-se de uma condição que se manifesta no início da vida, sendo identificada logo ao nascimento do bebê.

No entanto, é preciso estar atento a essa possibilidade, para que o quadro não passe despercebido, gerando problemas para o indivíduo na vida adulta.

Para saber mais sobre o que é criptorquidia, quais são suas causas e possibilidades de tratamento, continue a leitura!

O que é criptorquidia?

Para entender o que é criptorquidia, é importante conhecer um pouco do desenvolvimento do ser humano durante a gestação.

Nos últimos meses desse período, no caso de bebês do sexo masculino, os testículos formados no interior do abdômen devem migrar para a bolsa escrotal.

O que acontece é que, em alguns casos, um dos testículos ou até mesmo ambos podem ficar parados em algum ponto desse caminho, não completando a formação esperada.

Assim, ao nascer, é identificado que o testículo do bebê não se encontra na bolsa escrotal.

A principal consequência da condição está ligada à esterilidade masculina, uma vez que esse posicionamento incorreto pode prejudicar a produção de espermatozoides.

Para saber mais sobre outros problemas na região, confira nosso post: É normal sentir dor nos testículos após a relação?

As causas da criptorquidia

Entender o que é criptorquidia também envolve conhecer as possíveis causas do quadro. Confira as duas possibilidades de desenvolvimento dessa condição:

Congênita

O quadro congênito é aquele em que o bebê já nasce com o problema.

Nesses casos, hérnias e anomalias na conformação do abdômen inferior são as principais causas para que o testículo não complete seu caminho até a bolsa escrotal.

Além disso, essa também é uma situação comum entre prematuros, uma vez que o percurso de formação não foi completado.

Adquirida

Já no caso da criptorquidia adquirida, o indivíduo nasce com os testículos posicionados corretamente e, em algum momento, eles deixam seu local original.

Cabe ressaltar que, nesses casos, os riscos envolvendo a infertilidade são os mesmos.

Entenda como é feito o diagnóstico e qual o tratamento da criptorquidia 

Agora que você já sabe o que é criptorquidia, é importante saber como ocorre o diagnóstico da condição.

Nos bebês, ele costuma ser realizado logo cedo, após o exame físico cuidadoso de um médico.

No entanto, é preciso destacar que, em um primeiro momento, faz-se necessário realizar um acompanhamento médico, pois é possível que ao longo dos primeiros seis meses de vida os testículos completem seu percurso até a bolsa escrotal naturalmente.

Caso isso não ocorra, o tratamento pode envolver duas frentes: o tratamento hormonal e a intervenção cirúrgica.

A primeira opção ainda é utilizada por alguns profissionais, mas os resultados obtidos não são muito expressivos. Por isso, caso o bebê chegue ao sexto mês e ainda apresente a condição, é bastante comum que a cirurgia seja indicada imediatamente.

Trata-se de um procedimento simples e muito eficaz, que permite reparar o posicionamento dos testículos com facilidade, sendo recomendado que ocorra entre os 6 e 12 meses de vida do bebê.

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Se quiser saber mais sobre o que é criptorquidia, suas causas e tratamentos, entre em contato com a Clínica de Andrologia e Saúde Masculina!


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.