Um dos males que mais atingem a saúde sexual masculina, a Disfunção Erétil ainda é um tabu para muitos homens. Saiba o que é Disfunção Erétil, suas causas e seu tratamento.
A Disfunção Erétil (DE), também conhecida como Impotência Sexual é um problema caracterizado pela incapacidade de manter o pênis ereto durante a relação sexual. Esta dificuldade compromete a virilidade dos homens e acaba acarretando outros problemas, como decepção, baixa autoestima e depressão.
De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, 30% da população masculina brasileira já sofre com o problema de Disfunção Erétil. Ainda de acordo com a Organização, a estimativa é de que, até o ano de 2025, a DE afete cerca de 322 milhões de homens em todo o mundo.
O que acontece durante uma ereção:
A dilatação dos vasos sanguíneos do pênis são responsáveis pela sustentação da ereção. Durante a ereção, ocorre o relaxamento e a dilatação das artérias, intensificando o fluxo de sangue no corpo e consequentemente, aumentando a pressão intracavernosa que determina a rigidez do pênis.
*Corpo cavernoso: Estrutura de tecido erétil que concentra a maior parte do sangue do pênis durante a ereção.
O que acontece durante a dificuldade de ereção:
A dificuldade de ereção acontece quando a musculatura do tecido cavernoso se contrai, dificultando e diminuindo a passagem do fluxo sanguíneo, reduzindo também a pressão intracavernosa.
Para que se obtenha uma ereção, é muito importante o funcionamento harmonioso de alguns órgãos. A Disfunção Erétil pode se manifestar através de fatores psicológicos ou orgânicos, por isso, para que haja um tratamento adequado, é imprescindível que as causas sejam descobertas, já que a impotência sexual pode estar relacionada aos mais diversos tipos de doenças.
Além disso, é importante ressaltar que, os homens que sofrem com o problema não devem ignorá-lo, pois na maioria dos casos, a Disfunção Erétil indica doenças ainda mais sérias, que poderão comprometer para sempre a saúde e a vida do homem.
Há também os fatores de risco, que podem ocasionar o aparecimento da Disfunção Erétil, assim como outras doenças relacionadas ao coração.
É muito importante ressaltar também, que a Disfunção Erétil não é um problema causado apenas pelo envelhecimento. Muito pelo contrário, existem muitos jovens que já sofrem de impotência sexual, mas por vergonha ou falta de conhecimento, ainda não buscaram ajuda de um especialista.
Diagnóstico
Qualquer homem está sujeito a eventuais falhas de ereção. Entretanto, episódios frequentes de ereção devem ser relatados a um especialista.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia realizou uma pesquisa e constatou que cerca de 50% dos médicos não perguntam sobre Disfunção Erétil aos seus pacientes, dificultando o diagnóstico. Por isso, é muito importante que o paciente relate o problema sem omitir os sintomas, pois o diagnóstico da Disfunção Erétil pode ser parcialmente concluído através de conversa com seu médico Urologista.
Tratamento
A maioria dos homens encara a Disfunção Erétil como um problema mais preocupante do que doenças cardiovasculares, diabetes ou hipertensão. Essa preocupação está ligada, por vezes, a falta de informação sobre o que é Disfunção Erétil e de que o problema tem tratamento.
Hoje em dia, existem os mais variados tipos de tratamento para Disfunção Erétil, sem a necessidade de cirurgia. Atualmente, existem alguns medicamentos orais e injetáveis que podem ajudar o homem a ter ereções espontâneas novamente. Entretanto, somente um médico especialista poderá dizer qual é o tratamento e dosagem mais indicados para cada tipo de caso. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco e marque sua consulta.