Você sabe o que é dislipidemia?
O sedentarismo e os maus hábitos alimentares são grandes vilões para a saúde e o bem estar. Cada vez mais é preciso estar atento àquilo que consumimos, seguir uma rotina que inclua uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos.
Esses maus hábitos são a principal causa da dislipidemia, podendo dar início a uma série de problemas como aterosclerose, infartos e também ao acidente vascular cerebral (AVC).
As doenças cardiovasculares estão entre as doenças que mais afetam a saúde masculina.
Leia o artigo completo e entenda o que é a dislipidemia, suas causas e como tratar.
A dislipidemia se caracteriza por níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue.
O excesso de gordura na corrente sanguínea pode levar à obstrução parcial ou total do fluxo pela formação de placas de gordura, impedindo que o sangue chegue ao coração ou ao cérebro.
O excesso de gordura no sangue pode ser manifestado das seguintes maneiras:
A dislipidemia é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Esse acúmulo de gorduras nas paredes das artérias e a criação de placas obstrutivas é chamado de aterosclerose, podendo causar um infarto ou um AVC.
Existem alguns fatores que podem dar origem a dislipidemia, diferenciando-a entre dislipidemia primária ou secundária.
A dislipidemia primária é quando sua origem está relacionada a fatores genéticos ou a fatores de risco comportamentais e ambientais como o sedentarismo e os maus hábitos alimentares.
Já a dislipidemia secundária é quando ela se desenvolve a partir de outras doenças pré-existentes como obesidade, insuficiência renal, doenças das vias biliares, diabetes, hipotireoidismo, síndrome nefrótica, entre outras.
De maneira geral, as dislipidemias não causam sintomas, por isso é tão necessário que pessoas propensas a desenvolvê-las consultem o médico regularmente.
A única maneira de diagnosticar as dislipidemias é através de exames de sangue periódicos e acompanhamento médico regular.
O tratamento e controle das dislipidemias passa por uma abordagem multidisciplinar, na qual é importante mudanças no estilo de vida, como a alimentação e a prática de exercícios físicos.
O tratamento nutricional prende-se à normalização dos valores de lípidos no sangue e a diminuição do risco de desenvolvimento de doença cardiovascular.
Através de alterações na alimentação e da inclusão do exercício físico no dia a dia é possível melhorar os parâmetros anteriormente referidos aos pacientes.
Essas alterações no estilo de vida e na alimentação podem ser recomendadas como uma primeira abordagem antes da terapia farmacológica (medicamentos ou remédios) ou podem ser recomendadas como fator adjuvante à terapia farmacológica.
Por este motivo, além do acompanhamento médico, cuidados diários são necessários para o bem estar e longevidade dos homens.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual e Saúde Masculina.
Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia!