O que é dislipidemia? Saiba mais sobre essa doença

Médico atendendo a paciente com dislipidemia

Você sabe o que é dislipidemia?

O sedentarismo e os maus hábitos alimentares são grandes vilões para a saúde e o bem estar. Cada vez mais é preciso estar atento àquilo que consumimos, seguir uma rotina que inclua uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos.

Esses maus hábitos são a principal causa da dislipidemia, podendo dar início a uma série de problemas como aterosclerose, infartos e também ao acidente vascular cerebral (AVC).

As doenças cardiovasculares estão entre as doenças que mais afetam a saúde masculina. 

Leia o artigo completo e entenda o que é a dislipidemia, suas causas e como tratar.

O que é dislipidemia?

A dislipidemia se caracteriza por níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. 

O excesso de gordura na corrente sanguínea pode levar à obstrução parcial ou total do fluxo pela formação de placas de gordura, impedindo que o sangue chegue ao coração ou ao cérebro. 

O excesso de gordura no sangue pode ser manifestado das seguintes maneiras:

  • Níveis elevados de colesterol  LDL (conhecido como colesterol ruim);
  • Níveis baixos de colesterol HDL (conhecido como colesterol bom);
  • Níveis elevados de triglicérides.

A dislipidemia é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Esse acúmulo de gorduras nas paredes das artérias e a criação de placas obstrutivas é chamado de aterosclerose, podendo causar um infarto ou um AVC.

Quais os tipos e o que causa a dislipidemia?

Existem alguns fatores que podem dar origem a dislipidemia, diferenciando-a entre dislipidemia primária ou secundária. 

A dislipidemia primária é quando sua origem está relacionada a fatores genéticos ou a fatores de risco comportamentais e ambientais como o sedentarismo e os maus hábitos alimentares.

Já a dislipidemia secundária é quando ela se desenvolve a partir de outras doenças pré-existentes como obesidade, insuficiência renal, doenças das vias biliares, diabetes, hipotireoidismo, síndrome nefrótica, entre outras.

Diagnóstico e tratamento

De maneira geral, as dislipidemias não causam sintomas, por isso é tão necessário que pessoas propensas a desenvolvê-las consultem o médico regularmente. 

A única maneira de diagnosticar as dislipidemias é através de exames de sangue periódicos e acompanhamento médico regular.

O tratamento e controle das dislipidemias passa por uma abordagem multidisciplinar, na qual é importante mudanças no estilo de vida, como a alimentação e a prática de exercícios físicos.

O tratamento nutricional prende-se à normalização dos valores de lípidos no sangue e a diminuição do risco de desenvolvimento de doença cardiovascular. 

Através de alterações na alimentação e da inclusão do exercício físico no dia a dia é possível melhorar os parâmetros anteriormente referidos aos pacientes.

Essas alterações no estilo de vida e na alimentação podem ser recomendadas como uma primeira abordagem antes da terapia farmacológica (medicamentos ou remédios) ou podem ser recomendadas como fator adjuvante à terapia farmacológica.

Por este motivo, além do acompanhamento médico, cuidados diários são necessários para o bem estar e longevidade dos homens.

O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual e Saúde Masculina

Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia!


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.