Em artigos anteriores publicados em nosso blog, explicamos o que é ejaculação precoce e quais as suas principais características. No conteúdo de hoje, complementaremos as informações sobre o tema, trazendo questões relacionadas às principais causas do quadro, doenças que podem contribuir para a ejaculação precoce e formas de revertê-la. Para saber o que é ejaculação precoce e outros aspectos da condição, siga a leitura!
A ejaculação precoce se caracteriza pelo quadro onde o homem ejacula de forma tão rápida que não consegue uma satisfação adequada nas relações sexuais. Muitos casais acabam por terminar um relacionamento porque o quadro de ejaculação precoce apresentado pelo parceiro acaba comprometendo a qualidade da vida sexual.
O que muitos não sabem, no entanto, é que a ejaculação precoce é um quadro frequente: estima-se que cerca de 50% dos homens de 40 anos ou mais sofrem de ejaculação precoce.
A principal causa da ejaculação precoce se relaciona aos distúrbios de ansiedade, ou seja, preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas.
No entanto, homens que sofrem de ejaculação precoce não aliviam os seus sintomas de ansiedade ao se relacionarem sexualmente. Quanto mais repetidas forem às ejaculações, mais ansiosos os indivíduos tendem a ficar, produzindo mais adrenalina e ejaculando ainda mais precocemente.
De acordo com o instituto Lado a Lado pela Vida, os fatores que influenciam a ejaculação precoce são muito variados e se caracterizam por motivos psicológicos e orgânicos.
Assim, como falamos anteriormente, a ansiedade é responsável por grande parte dos casos, no entanto, doenças como prostatite, alterações que envolvem o hormônio serotonina e problemas na tireoide também podem ser apontados como causadores.
A ejaculação precoce pode ocorrer em qualquer idade, a partir do início da vida sexual.
Como citado anteriormente, a ejaculação precoce pode atingir homens muito jovens, desde o início da vida sexual.
Dessa forma, a dúvida de grande parte dos pacientes se deve em relação a possível reversão da ejaculação precoce. Afinal, é possível reverter o quadro?
Felizmente, sim.
Mas o tratamento não é tão simples quanto aparenta, necessitando do acompanhamento de um médico andrologista e também de outros profissionais.
Para tratar a ejaculação precoce, o paciente deve aliar a psicoterapia sexual com a farmacoterapia. Além disso, antidepressivos e analgésicos podem ser considerados pelo médico andrologista responsável pelo tratamento.
Cerca de 95% dos casos de ejaculação precoce são revertidos através de psicoterapia e técnicas comportamentais que ajudam a controlar a ejaculação.
No entanto, se esse não foi o seu caso, provavelmente o tratamento medicamentoso será necessário.
O médico andrologista não prescreverá qualquer tratamento antes de realizar uma anamnese sexual detalhada, para obter um diagnóstico concreto. Após receber os resultados, ele poderá indicar o tratamento medicamentoso adequado.
Então, esclareceu as suas dúvidas sobre o que é a ejaculação precoce e como ela pode ser revertida? Comente!