A ejaculação retardada é um quadro clínico que afeta muitos homens – somente na Espanha, por exemplo, entre 1% e 4% dos homens sofrem desta disfunção. No entanto, ele é pouco discutido devido aos tabus de nossa sociedade.
No artigo de hoje, explicaremos todos os detalhes sobre o quadro, seus sintomas e principais tratamentos disponíveis.
Continue a leitura!
A ejaculação retardada se refere à dificuldade de ejacular, mesmo que o homem apresente uma ereção firme e excitação. Em alguns casos, o indivíduo pode chegar ao orgasmo sem ejacular sêmen, por exemplo.
Como citado em nosso artigo que menciona os fatores por trás da dificuldade de ejaculação masculina, a ejaculação retardada é caracterizada por um período longo até que o homem consiga alcançar o orgasmo durante o ato sexual. O tempo médio para que a ejaculação aconteça durante o sexo gira em torno de 5 minutos, no entanto, o homem consegue controlar de forma consciente esse tempo.
Os indivíduos que possuem ejaculação retardada não conseguem controlar esse atraso e, por isso, a demora para a ejaculação varia de acordo com o grau da condição, podendo durar até mesmo mais de 1 hora.
O habitual é que a ejaculação retardada apareça durante o ato sexual, já que 85% dos homens com o quadro são capazes de alcançar o orgasmo por meio da masturbação.
A ejaculação retardada pode estar relacionada a uma infinidade de questões. No entanto, as principais causas se dividem em efeitos colaterais de medicamentos e também a questões psicológicas.
Os medicamentos que mais produzem efeitos colaterais e podem causar a ejaculação retardada em homens são os antidepressivos, ansiolíticos e remédios para regular a pressão arterial. O abuso de álcool e drogas também pode causar a ejaculação retardada.
Certas questões psicológicas também podem colaborar para problemas relacionados à ejaculação. O medo de não ter um bom desempenho, insegurança, depressão e ansiedade são fatores que podem ocasionar a ejaculação retardada e, por isso, merecem atenção.
Outra causa possível da ejaculação retardada é o condicionamento por meio de estimulação sexual única. Por exemplo, um homem que está acostumado a se masturbar com movimentos muito intensos pode não conseguir chegar ao clímax durante uma relação que possua um processo mais lento de intercurso.
Na maior parte dos casos, a ejaculação retardada não traz malefícios à saúde do homem, mas prejudica a sua qualidade de vida, pois impacta diretamente em sua autoestima e autoconfiança. Esses sintomas podem ocasionar dificuldades comportamentais, influenciando diretamente no relacionamento amoroso.
São diversos os tratamentos existentes para a ejaculação retardada. No entanto, ele dependerá da identificação da causa. Por isso, o primeiro passo para o tratamento da ejaculação retardada é a busca de um médico andrologista. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico do quadro e posterior tratamento.
Esclareceu as suas dúvidas sobre a ejaculação retardada? Deixe o seu comentário!