O que é ejaculação retrógrada? Sintomas, causas e tratamento

Você sabe o que é ejaculação retrógrada? O quadro, relativamente raro, pode afetar homens de todas as idades. No post de hoje, você vai compreender o que caracteriza a disfunção e os tratamentos mais indicados para ela.

Entenda o que é a ejaculação retrógrada

Durante a relação sexual, o homem libera sêmen através da uretra para fora do corpo. A ejaculação retrógrada, como o próprio nome sinaliza, ocorre quando o sêmen segue o “caminho contrário” e, ao invés de ir para fora do corpo, sai em direção à bexiga.

A disfunção ocorre quando há falha no fechamento do colo vesical (da bexiga). Sendo assim, a ejaculação retrógrada é manifestada quando, durante o orgasmo, o homem apresenta nítida diminuição ou ausência no volume do esperma.

As causas da ejaculação retrógrada podem ser neurológicas, traumáticas ou medicamentosas. Entre os gatilhos neurológicos, merecem destaque doenças como esclerose múltipla, diabetes, traumatismos de coluna e neuropatia periférica secundária. Segundo relatos, até 50% dos homens portadores de diabetes podem ser afetados pela ejaculação retrógrada.

As causas medicamentosas que podem contribuir com o desenvolvimento da ejaculação retrógrada são drogas para tratamento de doenças cardíacas ou aumento da pressão arterial. Entre as causas traumáticas, o Portal da Sociedade Brasileira de Urologia destaca que a incidência de ejaculação retrógrada após cirurgias no colo vesical na infância é de 5 a 15%.

Homens com ejaculação retrógrada podem ter filhos?

A ejaculação retrógrada é uma causa comum de infertilidade. Felizmente, os avanços da medicina moderna permitem que homens portadores da disfunção possam ter filhos através da inseminação artificial.

Por meio dela, são coletados diretamente da bexiga ou urina do homem os espermatozóides após o ato de masturbação. Os espermatozóides serão utilizados para realização de técnicas de reprodução assistida.

Tratamento da ejaculação retrógrada com o médico andrologista

Em caso de suspeitas de ejaculação retrógrada, o primeiro passo a ser tomado é a consulta com um médico andrologista de vasta experiência, que realizará os exames necessários para confirmação do quadro e, posteriormente, irá prescrever o tratamento correto para cada paciente.

A ejaculação retrógrada pode ser diagnosticada através de um exame qualitativo de urina, colhido após orgasmo. O exame irá verificar se há presença de espermatozóides na urina, para confirmação do quadro no paciente.

Após diagnosticado, o tratamento será diferenciado de acordo com cada paciente e seu histórico de saúde. Geralmente, medicamentos são utilizados para fechamento do colo vesical. Outras técnicas podem ser utilizadas em pacientes com problemas neurológicos.

Possui outras dúvidas sobre ejaculação retrógrada? Não se esqueça de comentar! E, se você precisar de auxílio devido à disfunção, o Andrologista Dr. Elton Sanchotene está à disposição. Entre em contato e agende sua consulta.


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.