Você sabe o que é priapismo? Esse é o termo científico usado para ereções de longa duração, que acabam se tornando bastante dolorosas e acarretando diversos problemas para a saúde sexual masculina.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo e confira os principais sintomas do problema, causas e até o tratamento mais indicado para o priapismo.
Como citado acima, o priapismo é o termo científico utilizado para ereções em que o órgão masculino permanece ereto por um longo período de tempo e de forma involuntária.
O priapismo pode ocorrer após uma relação sexual, e o pênis pode ficar por mais de quatro horas ereto. Essa longa ereção acaba ocasionando lesões no pênis, devido ao excesso de sangue.
Por isso, é recomendado que nestes casos, o homem procure ajuda no pronto-socorro o mais rápido possível para que seja possível a recuperação total do órgão, sem que haja sequelas.
O priapismo ocorre por meio de uma ereção, que acontece devido ao estímulo físico ou psicológico que aumentam a circulação do sangue no pênis, fazendo com que o órgão masculino aumente de tamanho. Mas diferentemente do que acontece em ereções normais, o priapismo é quando não há o relaxamento total do órgão.
Essa alteração pode estar relacionada a diversos fatores, bem como:
Geralmente, este problema pode ser dividido em duas categorias: isquêmico e não-isquêmico.
O que é priapismo isquêmico? Esse é o tipo mais comum e que também costuma ser mais perigoso, e por isso, mais urgente, já que pode ser ocasionado por coágulos no pênis ou de uma anomalia no retorno venoso.
O priapismo isquêmico costuma ocorrer durante as relações sexuais ou em ereções noturnas. Seus sintomas mais comuns incluem ereções longas e que duram mais de 4 horas, pênis duro mas com ponta amolecida, dor e retenção urinária.
Os sintomas do priapismo não-isquêmico são idênticos, porém, ausentes de dor. Entretanto, ambas possuem riscos e podem causar lesões permanentes ao pênis, bem como, problemas graves como disfunção erétil.
Entre os tratamentos mais comuns entre os homens que sofrem de priapismo estão o uso de compressas geladas para alívio do inchaço do pênis, remoção de sangue e injeção de remédios alfa-agonista.
Nos casos mais graves e avançados, é indicado que o problema seja resolvido com uma cirurgia realizada para obstruir a artéria que leva o sangue até o pênis.
De qualquer forma, é fundamental que o homem tenha em mente a importância de procurar um pronto-socorro o mais rápido possível se esse problema ocorrer, além de buscar auxílio de um médico andrologista especializado na saúde masculina.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual e Saúde Masculina.
Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia!