Apesar de ser uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) bastante comum, muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é sífilis.
Embora seja possível identificar alguns de seus sintomas ainda no início do quadro, existem fatores que podem interferir nesse processo, fazendo com que infecção gere consequências mais graves.
Além disso, trata-se de uma condição que tem afetado, principalmente, a população masculina no Brasil.
Para entender o que é sífilis, quais são seus sintomas e como ela pode ser tratada, continue a leitura abaixa!
Para entender o que é sífilis, é importante ter em mente que se trata de uma IST curável, causada pela bactéria Treponema pallidum.
Os casos da doença podem ser classificados de acordo com seus estágios, nas categorias de sífilis primária, secundária ou terciária.
A transmissão da bactéria pode ocorrer da mãe para o bebê, durante a gestação, ou durante relações sexuais sem o uso de preservativo.
Assim, além de compreender o que é sífilis, é importante ter em mente que seu principal meio de prevenção é o uso da camisinha durante a prática sexual.
Essa é uma das principais ISTs que afetam a população masculina no Brasil, ao lado de outras como herpes, clamídia e gonorreia.
A atenção em relação à sífilis deve ser redobrada por conta do crescente número de casos da doença, que tem preocupado profissionais da saúde nos últimos anos.
De acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a taxa de detecção da doença cresceu 34 vezes de 2010 a 2019, ano em que foram registrados 152,9 mil casos.
Os mesmos dados também apontam que, entre os infectados, 59,8% eram homens.
Especialistas indicam que isso “reflete aspectos culturais e sociais arraigados na sociedade, que estimulam neste grupo determinados comportamentos de risco, inclusive no campo da sexualidade”.
Ou seja, apesar de inúmeras campanhas que incentivam o uso de preservativos durante as relações sexuais, há ainda uma cultura que icentiva a população masculina a ignorar essa recomendação, deixando os homens mais expostos à infecção.
Agora que você já sabe o que é sífilis e por que ela afeta mais a população masculina, também é preciso entender como identificá-la.
Os sintomas variam de acordo com o estágio da doença e incluem:
Assim, estar atento aos sintomas é um passo importante para tratar a doença ainda no início, tendo maiores chances de recuperação.
Tratando-se de uma infecção causada por uma bactéria, o tratamento costuma envolver o uso da penicilina, mas podem haver outras recomendações, conforme o quadro apresentado pelo paciente.
Para chegar ao tratamento mais adequado, é importante realizar exames preventivos e testes rápidos de ISTs regularmente, mantendo um acompanhamento médico, de forma que qualquer infecção seja identificada rapidamente.
Agora que você já sabe o que é sífilis e como identificá-la, basta adotar os meios de prevenção e contar com profissionais capacitados para cuidar da sua saúde.
Para tirar qualquer dúvida sobre o assunto, entre em contato com a Clínica de Andrologia e Saúde Masculina!