(Imagem: Reprodução/Dicas de Treino)
Com a popularização da substância, muitas pessoas têm se perguntado para que serve a ioimbina e se ela realmente pode ser utilizada em contextos de disfunção erétil.
O medicamento descoberto no continente africano tem diversas aplicações e, recentemente, tem ganhado mais visibilidade no meio científico.
Assim, embora ainda seja necessário aguardar por mais estudos sobre a substância, já é possível identificar algumas de suas possibilidades e limitações.
Para saber mais sobre esse medicamento e entender para que serve a ioimbina, continue a leitura!
Antes de entender para que serve a ioimbina, é importante entender de onde ela vem e do que se trata.
Esse é um fármaco produzido a partir de um composto químico natural, que é retirado das cascas de árvores encontradas no continente aficado, sendo elas Corynanthe yohimbe, Pausinystalia johimbe e Rauwolfia serpentina.
Há muito tempo, os homens dessas regiões utilizam a ioimbina como uma espécie de estimulante sexual natural, o que fez com que a substância se popularizasse por conta dessa finalidade.
No entanto, ao ser incorporada nos estudos desenvolvidos na Europa, o que ocorreu há apenas algumas décadas, foi constatada a necessidade de desenvolver novas pesquisas a respeito da sua ação no organismo.
Apesar da fama que a substância adquiriu, muitas pessoas ainda se surpreendem ao pesquisar para que serve a ioimbina e descobrir seu potencial no que se refere à disfunção erétil.
Sua ação, nesse sentido, se dá por meio de um efeito vasodilatador, pelo aumento nos níveis de noradrenalina e dopamina do organismo e também porque a substância retarda o esvaziamento do fluxo sanguíneo no pênis.
No entanto, ao falar sobre para que serve a ioimbina, é importante ressaltar que a sua ação não se dá necessariamente sobre o aumento da libido.
Embora facilite a ereção por meio de seus efeitos no organismo, o fármaco não trata as origens da dificuldade observada pelo indivíduo.
Também é importante ressaltar que alguns estudos desenvolvidos a respeito da substância mostram que sua eficiência é apenas moderada, sendo necessário ter em mente alguns dos cuidados a serem tomados durante seu uso.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a ioimbina possui contraindicações. Ela não é recomendada, por exemplo, em casos de:
Afinal, ainda há uma série de estudos a serem desenvolvidos para que o uso da substância se torne comprovadamente seguro.
Até o momento, por exemplo, há indícios de que dosagens altas da ioimbina podem causar efeitos graves, como alterações na pressão sanguínea e problemas cardíacos.
Nesse sentido, ao observar problemas de disfunção erétil, é indispensável que o indivíduo procure um médico antes de dar início ao uso de qualquer tipo de estimulante ou medicamento.
A automedicação é uma medida que pode levar a prejuízos significativos, que prejudicam o organismo e o tratamento do problema enfrentado pelo paciente.
Por isso, garantir o acompanhamento de um profissional especializado é a primeira medida a ser tomada pelo indivíduo ao observar qualquer problema relacionado à sua saúde sexual, uma vez que diferentes condições podem estar relacionadas a causas distintas.
Ainda tem dúvidas sobre para que serve a ioimbina? Para saber mais sobre o assunto e conversar sobre seus sintomas, entre em contato com a Clínica de Andrologia e Saúde Masculina!