Prepúcio: o que você precisa saber para melhorar suas relações sexuais

prepúcio

Você sabe o que é excesso de prepúcio e quais são as suas consequências na manutenção da vida sexual?

No artigo de hoje, explicaremos aos leitores o que é prepúcio, quais são os seus efeitos na saúde dos pacientes e de qual modo a fimose pode ocasionar incômodos durante as relações sexuais.

Siga a leitura!

Entenda o que é prepúcio

O termo prepúcio se refere à pele que cobre a glande, popularmente conhecida como “cabeça do pênis”. Ele, por si só, não é um problema, pois faz parte da natureza humana. No entanto, seu excesso sobre a glande pode causar inúmeros incômodos na vida do paciente.

Muitas vezes o prepúcio é confundido com a fimose. No entanto, existem diferenças. Os portadores de fimose são aqueles que apresentam excesso de pele peniana e não conseguem expor a glande. Já aqueles pacientes que possuem excesso de pele, mas podem desproteger a glande (cabeça do pênis), possuem excesso de prepúcio.

Excesso de pele no prepúcio pode gerar infecções

Quando em excesso, o prepúcio pode gerar certas consequências que interferem na saúde e/ou bem-estar dos pacientes. Como exemplo, podemos citar a balanopostite, uma infecção peniana que ocorre em conjunto, com a glande e prepúcio.

De acordo com o Portal da Urologia, a causa mais comum é uma infecção fúngica aguda causada pelo fungo candida albicans. Por mais que não seja considerada como uma doença sexualmente transmissível, o casal também pode compartilhar o fungo durante o ato sexual.

O tratamento do quadro se dá através de cremes tópicos associados à medicação via oral. Se não houver infecção bacteriana associada, a prescrição deverá ser unicamente de antifúngicos. Os antibióticos devem ser reservados apenas para a concomitância de bactérias. Em alguns casos da doença, principalmente quando há repetição, a cirurgia de postectomia poderá ser indicada pelo médico andrologista.

Em caso de suspeitas, a consulta médica deve ser sempre realizada, pois evita o agravamento do quadro e garante um diagnóstico efetivo.

Cuidados em relação ao sexo com fimose

Na maior parte dos casos, pacientes que apresentam excesso de prepúcio não possuem problemas relacionados à atividade sexual, pois, como mencionado anteriormente, a glande consegue “aparecer”. No entanto, quando a glande fica totalmente coberta, ocasionando a fimose, alguns pacientes relatam certas dificuldades para se relacionarem sexualmente.

Por mais que a fimose não impossibilite a prática de relações sexuais, pode ser um empecilho quando existem sintomas de dor ou irritação da glande. Assim, tanto o sexo quanto a masturbação poderão causar dor, desconforto, lacerações, inchaço e sangramento do prepúcio ou frênulo do pênis.

Os incômodos citados podem gerar também consequências que afetam o psicológico dos portadores, visto que devido ao desconforto sentido durante o sexo, os pacientes podem ter distúrbios de ereção e orgasmo em relações futuras.

Então, esclareceu as suas dúvidas sobre o tema? Se você deseja saber mais sobre o quadro, comente!