Quais são as doenças masculinas mais comuns?

Fique atento às doenças masculinas mais comuns

Em geral os homens são conhecidos por serem menos adeptos ao acompanhamento médico de rotina, deixando para fazer consultas apenas quando percebem que algo está errado ou quando não estão se sentindo bem.

Felizmente, esse comportamento vem mudando com o passar do tempo. Com maior consciência da importância do acompanhamento médico e do diagnóstico precoce, os homens têm sido mais cuidadosos.

E para que essa consciência continue se expandindo, preparamos este artigo para alertar sobre as doenças masculinas mais comuns. Leia e confira!

Doenças cardiovasculares

Além do Câncer de Próstata, ocorrências advindas de doenças cardiovasculares como o Infarto do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca e Acidente Vascular Cerebral (AVC) estão entre as principais causas de morte entre homens no Brasil. 

Os fatores de risco incluem pressão alta, obesidade e hábitos de vida como alcoolismo, tabagismo e sedentarismo. 

Consultas regulares ao médico são essenciais para prevenir ou reverter os quadros através do controle de níveis de colesterol e pressão arterial, além de avaliação física.

Câncer de próstata

Considerado o tipo mais comum entre os homens no Brasil, o câncer de próstata envolve a região da porção inicial da uretra, pela qual a urina é eliminada. 

Um dos principais fatores de risco é a faixa etária, visto que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam após os 50 anos. Além disso, casos na família antes dos 60 anos, maus hábitos alimentares e excesso de gordura corporal aumentam o risco de câncer de próstata avançado.

A maioria dos tumores cresce de forma lenta e silenciosa, em muitos casos sem apresentar nenhum sintoma em suas fases iniciais. Entretanto, pode espalhar-se localmente e para outros órgãos, levando à morte. 

Entretanto, em sua fase avançada, pode provocar também o surgimento de sangue na urina, dor óssea e até mesmo uma infecção generalizada ou insuficiência renal. Por isso, é de extrema importância que o diagnóstico seja realizado o quanto antes.

Cálculos Renais

A maior incidência de cálculos renais são em homens após os 50 anos e a ocorrência vem sendo atribuída, em parte, ao efeito protetor dos estrogênios através da diminuição da excreção renal de cálcio. 

Há ainda outros problemas que podem causar os cálculos renais, como uma infecção urinária ou condições neurológicas.

Um dos principais meios de prevenir estas complicações é atentar-se ao consumo de água conforme recomendado, e ainda uma dieta equilibrada e saudável.

Doenças hepáticas

Ficar atento à saúde do fígado é extremamente importante, pois é ele o órgão que realiza atividades como a de digerir alimentos, absorver os nutrientes, além de eliminar agentes que podem prejudicar o organismo.

Entre as doenças hepáticas podemos citar: cirrose, doença hepática alcoólica, câncer de fígado, hepatite viral, doença hepática autoimune ou genética. A doença hepática pode ser provocada pelo consumo de tabaco e álcool.

Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é comum entre homens e mulheres no Brasil e seus principais fatores de risco para o seu desenvolvimento são o tabagismo e a exposição passiva ao cigarro.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em cerca de 85% dos casos diagnosticados o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. Logo, a melhor forma de prevenir é ter hábitos como não fumar, evitar o tabagismo passivo e evitar a exposição a agentes químicos presentes em determinados ambientes de trabalho.

Se você tem tosse persistente, escarro com sangue, dor no peito, rouquidão, perda de peso e de apetite, pneumonia recorrente ou bronquite e sente-se cansado ou fraco, procure imediatamente um médico. Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer de pulmão, é mais provável que o tratamento seja efetivo.

Diabetes

A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica na qual os níveis de glicose no sangue ficam elevados devido à produção insuficiente de insulina. Trata-se de uma doença que ainda não apresenta cura definitiva e portanto, requer cuidados especiais e contínuos.

Existem diversos fatores que influenciam no seu surgimento, desde genética e hereditariedade, como também alimentação rica em açúcares e gordura associada ao sedentarismo. 

Ainda que seja uma doença crônica, é possível viver bem desde que haja mudanças no estilo de vida e disciplina para seguir o tratamento prescrito pelo médico.

Obesidade

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, em 2019, a obesidade atingia 21,8% da população masculina, enquanto o sobrepeso afetava 57,5% dos homens no Brasil.

Mas o que isso pode causar nos homens? Pessoas obesas têm mais propensão a desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, além de problemas físicos como pedra na vesícula, artrose, artrite, cansaço, refluxo e tumores de intestino e de vesícula.

A prevenção e o tratamento para obesidade segue pela conscientização da importância da atividade física e de uma rotina alimentar adequada, além de criar e cultivar hábitos alimentares saudáveis aliados à prática de exercícios físicos regularmente.

Para aqueles que já enfrentam o problema, o indicado é passar por avaliação clínica e tratamento com equipe multiprofissional, como nutricionistas, cardiologistas, psicólogos, endocrinologistas e, no caso dos homens, o andrologista também tem papel fundamental no tratamento das consequências da obesidade.

Fique atento aos hábitos que mais prejudicam a saúde masculina

Se você prestou bastante atenção ao artigo, pode ter percebido que fora as pré-disposições genéticas, todas estas doenças e complicações apresentam uma causa em comum, a qual se configura como um conjunto de maus hábitos, como:

  • Alto consumo de gordura e açúcares,
  • Baixo consumo de frutas e legumes,
  • Tabagismo,
  • Consumo de álcool,
  • Falta de exercícios,

Por este motivo, além do acompanhamento médico, cuidados diários são necessários para o bem estar e longevidade do homem.

O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual e Saúde Masculina

Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia!


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.