Relação da falta de ereções matinais com a andropausa

Homem preocupado com a falta de ereções matinais

A falta de ereções matinais é algo que pode incomodar uma grande parcela da população masculina, pois eles acreditam que isso poderá afetar também seu desempenho sexual.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a andropausa (Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino- DAEM ) também pode fazer com que esse problema ocorra.

Se você deseja entender melhor qual a relação da andropausa com a falta de ereções matinais, continue a leitura deste post. Aqui será possível encontrar inúmeras informações sobre este tema. Confira!

O que são as ereções matinais?

As ereções matinais, como o nome sugere, são as ereções que o homem tem durante o sono e que se mantém ao acordar.

Em geral elas não possuem ligação com sonhos sexualmente estimulantes ou ainda às sensações de prazer ou à excitação. O que acontece é que, durante o sono, os músculos se relaxam, a frequência cardíaca tende a diminuir e o sistema parassimpático se torna mais ativo.

Além disso, pela manhã os níveis de testosterona costumam estar bem mais altos, o que contribui para que o pênis amanheça ereto. E por ser algo estimulado pelo sistema nervoso durante à noite, as ereções matinais são completamente naturais e indicam que o homem está em boa saúde.

Além disso, é mais fácil diagnosticar casos de disfunção erétil psicológica, afinal indica que o homem consegue manter o pênis ereto durante o sono, mas não alcança um bom desempenho por meio de estímulos sexuais.

A bexiga  repleta pela manhã fica distendida e comprime/estimula os nervos responsáveis pela ereção. Essa é a causa principal e fisiológica desta ocorrência. Ao urinar e diminuir este estímulo ocorre a detumescência natural.

A andropausa e a falta de ereções matinais

Depois de entender melhor o que é uma ereção matinal e como ela acontece, é o momento de descobrir qual a sua relação com a andropausa, ou seja, com a deficiência androgênica do envelhecimento masculino.

Bem, é preciso que você saiba que este problema não tem necessariamente uma ligação com idades avançadas, afinal o que há é uma redução dos níveis de testosterona com o passar dos anos.

Geralmente os homens perdem cerca de 12% da produção do hormônio a cada dez anos, o que significa que nem todos em processo de envelhecimento irão sofrer com essa dificuldade. Ou seja, com o passar do tempo, a tendência é que os homens tenham uma queda em sua concentração de androgênios, a qual pode iniciar a partir dos 40 anos.

E essa redução faz com que haja uma diminuição da massa muscular, da força e também que ocorram problemas de cunho psicológico, como depressão ou também os cognitivos.

E justamente por as ereções matinais necessitarem de uma mescla destas e outras funções ou órgãos para acontecer é que costuma ser afetada durante a andropausa.

Portanto, a falta de ereções matinais pode também ser causada pela andropausa, ou seja, pela deficiência androgênica do envelhecimento masculino, além de outros fatores.

Assim, caso note que há problemas nesse sentido, é interessante buscar ajuda médica, de modo a obter um diagnóstico preciso.

No entanto, existem algumas atitudes que permitem a prevenção tanto da andropausa como da falta de ereções matinais, as quais você confere na lista a seguir:

• Corrigir fatores que afetem a síndrome metabólica, dentre eles a obesidade;

• Praticar atividades físicas a fim de evitar o sedentarismo;

• Não fumar nem consumir bebidas alcoólicas em excesso;

• Ter bom controle sobre a hipertensão e a diabetes;

• Manter uma alimentação saudável para reduzir os níveis de gordura (colesterol) no organismo.

Por esse e outros motivos, os homens não devem deixar de realizar seus exames médicos anualmente, manter uma rotina de hábitos saudáveis que inclua uma boa alimentação e exercícios físicos regulares.

O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual, Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil, Andropausa e Saúde Masculina.

Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Andrologia.


Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home1/urolog93/clinicaandrologia.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 286
Dr. Elton Sanchotene
Dr. Elton Sanchotene
O Dr. Elton Sanchotene possui experiência na área da Andrologia, adquirida durante sua formação de 4 anos no Instituto de Urologia, Nefrologia e Andrologia - IUNA, Fundação Puigvert, Barcelona, Espanha. Atua como Urologista desde 1995 e atende em consultórios privados em Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realiza atendimentos principalmente para quadros de disfunções sexuais, disfunção erétil, ejaculação precoce e andropausa.