Com a aproximação da melhor idade, alguns homens podem sofrer com os sintomas da andropausa. A reposição hormonal para homens, pode ajudar a aliviar os incômodos causados por ela. No entanto, deve ser uma decisão criteriosa, já que pode causar efeitos colaterais.
Perda de energia e da libido são alguns dos sintomas da chamada “menopausa masculina“, que se caracteriza pela queda de testosterona.
Quer saber mais? Continue a leitura e conheça o tratamento para a andropausa.
A reposição hormonal para homens é uma opção de tratamento para a andropausa. No entanto, ela deve ser muito criteriosa e embasada.
O médico especialista irá constatar os sintomas e exames de sangue devem indicar a diminuição do hormônio testosterona, para que a reposição seja indicada.
A reposição consiste na aplicação da testosterona no organismo, através de injeções ou adesivos na pele. Ou, então, faz-se um tratamento com medicamentos que estimulam a produção da testosterona pelos testículos.
A reposição hormonal visa restabelecer o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. No entanto, somente um médico poderá indicar o medicamento ideal para cada caso, assim como a sua dosagem e a duração do tratamento.
Se o tratamento não for corretamente indicado e seguido, pode causar infertilidade ou alterar o número de glóbulos vermelhos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
A andropausa é o período correspondente à menopausa feminina. Caracteriza-se pela queda do hormônio masculino, a testosterona.
As dosagens desse hormônio começam a declinar por volta dos 50 anos de idade. A principal diferença da condição feminina é que, geralmente, essa queda é gradual e não brusca.
Por isso, os sintomas costumam ser bastante sutis, sendo que muitos homens nem chegam a percebê-los.
Também conhecida como Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), estima-se que 33% dos homens acima de 60 anos sofrem de andropausa, segundo pesquisas.
Os principais sintomas da andropausa são: cansaço, alterações de humor, perda de energia, falta de desejo masculino, disfunção erétil, perda de massa óssea e massa muscular.
Quando esses desconfortos são significativos e passam a interferir na qualidade de vida do paciente, a reposição hormonal pode ser considerada uma alternativa eficaz.
Porém, mesmo quando a reposição hormonal para homens for indicada, é sempre importante manter hábitos saudáveis, com uma alimentação equilibrada e a prática de uma atividade física.
Fatores como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outros, podem, inclusive, ocasionar uma andropausa precoce. Além disso, consulte regularmente um médico andrologista para manter a saúde em dia.