Varicocele e infertilidade: entenda qual a relação das duas condições

laudo-varicocele-e-infertilidade

Uma doença silenciosa pode ser a causa de muitos homens não conseguirem ter filhos. A varicocele e infertilidade possuem uma ligação que deve ser conhecida e tratada.

A varicocele é uma situação pela qual muitos passam sem mesmo saber, acabando por descobri-la em meio a uma investigação de infertilidade.

Mas a boa notícia é que ela pode ser tratada de forma simples e eficaz. Vamos saber mais? Siga a leitura!

Entenda o que é a varicocele

A varicocele é a dilatação das veias que drenam sangue para os testículos. Ocorre uma insuficiência das veias de drenagem desses vasos, aumentando o volume dessas veias e formando varizes.

Embora o nome não seja muito usual, é uma doença relativamente comum e ocorre em aproximadamente 15% dos homens.

O aparecimento da doença costuma ocorrer na adolescência, por volta dos 15 anos de idade. Embora o principal sintoma seja a infertilidade, também pode causar dor e diminuição do tamanho dos testículos.

Cerca de 75 a 95% dos casos acontecem no testículo esquerdo, às vezes em ambos e raramente no direito.

Por ser uma doença silenciosa, a maioria dos homens só a detecta na vida adulta, quando necessita investigar a causa de sua infertilidade.

Varicocele e infertilidade: qual a relação?

Há um motivo pelo qual os testículos estão situados em uma bolsa fora do corpo: a sua temperatura precisa estar cerca de 2ºC mais baixa que a temperatura do corpo.

A varicocele, por sua vez, com o represamento do sangue ao redor dos testículos, leva ao aumento da temperatura. Por consequência, isto pode diminuir a produção de espermatozóides, a movimentação e o seu funcionamento, o que pode causar a infertilidade.

Este aquecimento também gera uma grande produção de radicais livres, que atacam as células produtoras dos espermatozóides. E aí está a relação entre varicocele e infertilidade.

Trata-se de uma doença de difícil diagnóstico, já que é assintomática. Por isso, é importante consultar um médico urologista periodicamente, para prevenir doenças.

Caso seja diagnosticada através de exame de toque e/ou uma ultrassonografia dos testículos, o médico irá indicar o tratamento adequado.

E, afinal, a varicocele tem cura? Atualmente, o tratamento mais indicado é o cirúrgico, por ser um procedimento relativamente simples. A intervenção dura cerca de 45 minutos e o paciente pode ir para casa no mesmo dia. Devido ao inchaço, recomenda-se o uso de um apoio, chamado suspensório escrotal.

Se o paciente está tentando ou deseja ter um filho, o médico poderá solicitar o exame espermograma, para verificar a quantidade e a qualidade dos espermatozóides.

No entanto, se não há comprometimento dos espermatozóides, basta um acompanhamento anual com o urologista.

Por isso, recomenda-se o acompanhamento médico desde a puberdade masculina. O diagnóstico precoce e tratamento adequado podem aumentar as chances de preservação da infertilidade.