A varicocele tem cura? O quadro atinge aproximadamente 25% dos homens com problemas no sistema produtivo e, apesar de não ser uma doença grave, seu diagnóstico antecipado possibilita a melhora na qualidade de vida e na fertilidade.
Neste artigo, discutiremos quais são os sintomas dessa doença, de que forma o paciente pode preveni-la e como pode tratá-la.
Para saber mais sobre a varicocele, siga a leitura!
Responsável por altas taxas de infertilidade masculina, a varicocele ocorre quando há a dilatação anômala das veias dos testículos. Suas causas ainda são incertas, tendo os médicos identificado alguns fatores como a elevação da temperatura escrotal, histórico familiar e problemas imunológicos ou hormonais.
Normalmente a varicocele surge durante a puberdade, em torno dos 12 anos e no caso de uma constatação antecipada podem ser diminuídos os riscos futuros de infertilidade.
Muitas vezes a varicocele não apresenta sintomas, frequentemente surge do lado esquerdo, e alguns pacientes afirmam sentir dores, peso e desconforto, além de deformidade na região.
O diagnóstico da varicocele é bem simples e tanto o paciente quanto o próprio médico conseguem notar a dilatação das veias. No entanto, podem ser necessários exames laboratoriais como o ultrassom, ecografia testicular e cintilografia para confirmar a ocorrência da doença ou para identificar às veias apropriadas.
Além disso, a doença é dividida em graus diferentes, sendo o primeiro leve, o segundo moderado e o terceiro importante.
Quando a varicocele é diagnosticada em grau moderado ou importante, a opção de tratamento é a microcirurgia subinguinal. Em geral, pacientes que realizam esse procedimento quase não possuem reincidência e apresentam baixa taxa de complicações.
A cirurgia é simples e, além disso, o período de internação é curto e em pouco tempo o paciente consegue retomar sua rotina. Por meio do espermograma, o homem consegue melhorar suas chances de engravidar a mulher ou pelo menos melhorar a chance de reprodução assistida por conta da recuperação da qualidade do sêmen.
Como mencionado anteriormente, a varicocele surge na adolescência, e por ser uma doença que piora ao longo do tempo, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chance da correção cirúrgica melhorar a função testicular. No entanto, não há como prevenir seu surgimento, já que essa é uma doença hereditária.
Se você possui algum dos sintomas ou se suspeita estar com varicocele, a Clínica de Andrologia Sanchotene pode te ajudar.
Você pode nos encontrar em Novo Hamburgo ou pelo telefone (51) 98023-2200. Além disso, agora você também pode nos mandar uma mensagem pelo WhatsApp.
Esse post respondeu suas dúvidas sobre varicocele? Comente!