Por mais assustador que possa parecer, a verruga na virilha é um sintoma relativamente comum.
No entanto, a maioria das pessoas se sente constrangida em falar sobre isso e procurar ajuda médica, o que faz com o quadro tenha evoluções e complicações durante o seu trabalho.
Vale ressaltar que a virilha é toda a área que está entre a parte debaixo da barriga e início das coxas, indo muito além do pênis, envolvendo toda a área frontal que é coberta pela roupa íntima.
Se você quer saber mais sobre a presença de caroços no pênis, recomendamos a leitura de outro artigo do nosso blog, que discute as principais causas e tratamentos.
Mas caso você queira saber mais sobre verruga na virilha, esse é o conteúdo ideal. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema.
Alguma vez você já teve verruga na virilha ou conheceu alguém que apresentou o sintoma? Provavelmente, sim, não é mesmo?
Esse termo popular se refere ao condiloma acuminado, uma infecção sexualmente transmissível causada pelo papilomavírus humano da família Papilloma viridae, conhecido como HPV.
De acordo com o portal Drauzio Varella, as verrugas (que podem ser únicas ou múltiplas) se formam pela infecção da pele e mucosas dos seres humanos, surgindo na virilha, órgãos genitais, ânus e região oral.
Atualmente, são reconhecidos mais de 200 tipos diferentes de HPV, sendo que 40% deles podem infectar o trato genital de homens e mulheres.
Eles podem se manifestar de diferentes maneiras. Alguns infectam primeiramente a pele, outros às mucosas da região genital e alguns podem se associar ao desenvolvimento de tumores malignos no colo do útero, vagina, pênis e ânus.
Apesar das verrugas na virilha serem causadas pelo HPV, existem outros problemas que podem ser confundidos com esse.
Um exemplo é o nevos, tumores benignos escuros que normalmente são mais planos, mas podem crescer ao longo da vida. Esse tipo de lesão costuma ser chamado de “pinta” popularmente, mas pode ser confundida com uma verruga.
O fibroma mole também pode aparecer na região íntima. Ele é caracterizado por um tecido colágeno frouxo que é envolto por pele. É macio e parece que está pendurado no local.
Outra lesão que pode ser confundida com uma verruga na virilha é a papilomatose vestibular. Ela é uma alteração benigna que ocorre na vulva e é caracterizada pelo aparecimento de pequenos tumores que são da cor da pele, mas mais brilhantes.
A verruga na virilha causada por HPV conta com algumas características próprias, como:
Se você não consegue identificar exatamente as características, é importante agendar uma consulta com um médico para receber um diagnóstico.
Por ser uma doença sexualmente transmissível, a forma mais efetiva de prevenir o HPV é através da camisinha. Ela diminui o risco de contágio do papilomavírus humano e de outras doenças sexualmente transmissíveis.
No entanto, nem sempre a proteção citada é suficiente, pois em alguns casos o HPV pode também estar alojado em locais onde o preservativo não consegue cobrir.
Por isso, além de usar o preservativo ao se relacionar sexualmente, os pacientes precisam também visitar o médico ginecologista e urologista regularmente, para realização de exames que detectam precocemente possíveis alterações.
Como vimos, a verruga na virilha pode ser ocasionada por diferentes subtipos do vírus HPV.
Existem diferentes opções de tratamento, que podem variar de acordo com as necessidades do paciente.
Podem ser recomendado o uso tópico ou sistêmico de medicamentos para fortalecer o sistema imunológico, contendo o crescimento das verrugas e a proliferação do vírus.
Também pode ser receitada a realização de procedimentos cirúrgicos, como crioterapia, cauterização e aplicação de laser.
Já nos casos de lesões que parecem uma verruga na virilha, mas não são, de forma geral não se recomenda nenhum tratamento. Mas nos casos em que há preocupação estética é possível fazer a sua remoção de forma cirúrgica.
Ao notar qualquer sintoma ou lesão na pele, o mais recomendado é procurar um especialista para ter um diagnóstico e entender mais sobre a sua condição.
Apesar de não representar maiores riscos para a vida, uma verruga pode ter grande impacto na autoestima e até mesmo na vida sexual do paciente.
Além disso, quando falamos sobre lesões causadas por HPV, elas raramente são únicas. Isso quer dizer que novas verrugas podem aparecer não apenas na área íntima, mas em todas as partes do corpo.
Ao procurar por um especialista, você evita que isso aconteça e ainda inicia o tratamento para eliminá-las.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Andrologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Disfunção Sexual, Ejaculação Precoce, Disfunção Erétil e Andropausa.
Entre em contato para agendar uma consulta.