O Novembro Azul é uma campanha de grande importância para que mais homens saibam como prevenir o câncer de próstata.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2023 o país contabilizou mais de 70 mil novos casos da doença.
Assim, trata-se de uma condição que atinge parte significativa da população masculina, mas que pode ser evitada a partir de uma mudança de hábitos e de alguns cuidados com a saúde.
Para saber como prevenir o câncer de próstata, continue a leitura abaixo!
A Campanha Novembro Azul é um momento importante para reavaliar seus hábitos e entender de que maneira sua rotina pode se tornar mais saudável.
Assim, para entender como prevenir o câncer de próstata, é preciso encarar com seriedade a mudança de alguns hábitos, alcançando uma vida com mais saúde e bem-estar. Confira 5 passos para alcançar esse objetivo:
Uma alimentação balanceada é um dos pilares de uma vida com mais saúde e, quando falamos de como prevenir o câncer de próstata, dietas equilibradas desempenham um papel importante.
Garantir que o organismo tenha todos os nutrientes e vitaminas de que precisa é uma forma de criar uma rotina mais saudável, que contribui de diversas maneiras com a prevenção de uma série de doenças.
A prática regular de exercício físico também deve fazer parte da rotina de quem está em busca de uma vida com mais saúde e tranquilidade.
Além de trazer benefícios para o sistema cardiovascular, o fortalecimento do corpo e a saúde mental, a atividade física também pode ajudar a prevenir o organismo contra o surgimento de diversas doenças, como o próprio câncer de próstata.
O tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas estão associados ao surgimento de diversas doenças, desde o câncer de pulmão até o de próstata.
Assim, evitar esses hábitos significa cultivar uma vida mais saudável e com tranquilidade, prevenindo uma série de riscos que ameaçam o bem-estar e até mesmo a vida das pessoas.
Vale lembrar que quando o assunto é tabagismo, nunca é tarde para parar. Em 1 ano sem fumar, o risco de infarto reduz pela metade e, em 10 anos, ele passa a ser o mesmo de não fumantes.
Assim, é possível mudar de hábito e passar a viver uma vida sem os riscos trazidos pelo tabagismo.
Para entender como prevenir o câncer de próstata, é importante prestar atenção aos fatores de risco que acompanham a doença.
A idade, por exemplo, desempenha um papel importante, já que a incidência de casos é muito maior entre homens com mais de 50 anos.
O tabagismo e o consumo de álcool também são considerados fatores de risco e, portanto, devem ser evitados.
Por fim, o histórico familiar também deve ser analisado, podendo tornar o organismo mais propenso a desenvolver a condição.
Nesses cenários, o cuidado deve ser redobrado.
Para ter uma rotina com mais saúde, longe de doenças, o acompanhamento de um médico é fundamental.
Isso significa que não se pode visitar um profissional somente quando surgem os sintomas de uma doença, mas que é preciso fazer consultas regulares e realizar exames preventivos de rotina, que ajudam a diagnosticar quaisquer condições de saúde de forma precoce.
Para começar seu acompanhamento médico e ter uma vida com mais saúde, entre em contato com a Clínica de Andrologia e Saúde Masculina!